Unidade móvel de ensino do Senai é inaugurada em Bragança

O evento de inauguração aconteceu no Sesi, onde a unidade está alojada

 

Na manhã de quarta-feira, 21, ocorreu a solenidade de inauguração da unidade móvel de ensino do Senai, alojada no Sesi, localizado na Avenida Ernesto Vaz de Lima, 740, no Jardim da Fraternidade.

No evento, estavam presentes Paulo Skaf, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Ricardo Terra, diretor técnico do Senai-SP, Huguette Theodoro da Silva, vice-prefeita, e demais autoridades e prefeitos da região.

Na oportunidade, foram assinados os contratos de convênio com os cinco municípios em que o PAF (Programa Atleta do Futuro) foi implantado: Águas de Lindoia, Amparo, Nazaré Paulista, Piracaia e Socorro.

Esse programa é destinado a crianças e adolescentes entre seis e 17 anos com o objetivo de fomentar e incentivar as práticas esportivas, além de divulgá-las. Em Bragança Paulista, o programa está em processo de implementação, conforme foi divulgado durante a solenidade.

Ricardo Terra explanou brevemente sobre a história do Senai. Disse que tudo começou com uma estratégia da indústria de São Paulo em apoiar o movimento industrial no país, por meio do ensino.

Atualmente, com a expansão do Senai, adotou-se como estratégia flexível o uso das unidades móveis de ensino, que atendem  a demanda populacional das regiões onde não há infraestrutura para a escola permanente.

Paulo Skaf, por sua vez, expressou contentamento em retornar a Bragança Paulista para mais um evento e disse que as escolas devem ser inauguradas quando já estão funcionando.

Sobre as obras do Senai, o presidente afirmou que no mês que vem, junho, a construção estará finalizada. Ele acrescentou que entre julho e agosto os equipamentos devem ser instalados e a partir de setembro a unidade estará em funcionamento. “Os equipamentos e instalações são os mais modernos do mundo”, garantiu Paulo Skaf.

Atualmente, o Senai de Bragança Paulista oferece de cinco a seis mil vagas. Com a nova unidade, construída ao lado do Sesi, de modo a complementar a educação oferecida aos alunos na escola, 12 mil matrículas poderão ser realizadas.

De acordo com Skaf, o aluno deve receber educação integral e ter prazer de estar em uma escola que ofereça todas as condições, além do ensino. “É através da educação que se transforma”, concluiu.

O motivo de Paulo Skaf ter vindo à cidade nessa quarta-feira é porque no próximo dia 30 ele se licenciará da presidência da Fiesp para poder assumir, em junho, a candidatura ao governo do estado. Dessa forma, ele veio, antes dessa data, visitar a escola, inaugurar a unidade móvel do Senai e assinar os convênios com as cidades da região.

Em relação à unidade móvel, Skaf explicou que ela não ficará em Bragança Paulista, sendo apenas inaugurada na cidade. Isso porque, em breve, o curso ofertado na unidade móvel estará disponível no Senai de Bragança.

Além das escolas fixas e móveis, o presidente da Fiesp também elucidou sobre o Sistema Sesi de Ensino, por meio do qual as escolas do município recebem treinamento e materiais para trabalharem com a metodologia adotada no Sesi. Skaf deixou o convite aos prefeitos presentes para conhecerem o projeto e implantarem nos municípios em que exercem poder.

Por fim, a equipe de robótica do Sesi de Jundiaí recebeu menção no evento. Em competição nacional de robótica, ela ficou em terceiro lugar e, no dia 1º de junho, vai para Toronto, no Canadá, para a competição mundial. Todos os integrantes da equipe, alunos do Sesi, vão viajar em avião de primeira classe, receber kits com uniformes, além de 50 dólares por dia para gastarem em Toronto. Todas as despesas serão pagas pelo Sesi.

Após tirar fotos com os alunos e funcionários do Sesi, Paulo Skaf seguiu para a obra do Senai, onde vistoriou a nova unidade.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image