Por Du Lustosa
Jogando no Estádio Novelli Júnior, em Itu, na tarde do último domingo, 29, o Unidos estreou com vitória no Campeonato Amador do Estado, diante do Palestra de Itu, que tem um elenco experiente, com destaque para o volante Alexandre, que estava no time do Santos campeão brasileiro de 2002.
A equipe do técnico Ricardo Camargo não tomou conhecimento do adversário e venceu o jogo por 1 a 0, com gol de Rodrigo Jaú.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, 5, em Bragança Paulista, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Um simples empate leva o Unidos para a segunda fase da competição, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol.
Outro representante bragantino no Campeonato Amador, o Ferroviários venceu o Juventus de Itu no sábado, em Bragança, por 3 a 2.
PRIMEIRA ETAPA
O Unidos começou o confronto decidido a inaugurar o marcador. Logo aos três minutos, após jogada de Sorriso pela direita, a bola foi cruzada e, de bicicleta, Rodrigo Jaú quase marcou um gol, mas o goleiro Mauro fez defesa.
Aos cinco minutos, o Unidos teve mais uma chance para abrir o placar. Rosquinha bateu falta com perigo, porém, a bola foi para fora.
O Palestra chegou ao gol do Unidos aos dez minutos, numa cobrança de escanteio pela esquerda que o centroavante Paulinho cabeceou para fora.
Na metade do primeiro tempo, a partida perdeu o ritmo, pois faltava criatividade na armação e ambas as equipes cadenciavam o jogo, sem criar chances de gol.
Aos 27 minutos, o Palestra voltou a assustar. Jé, o homem das bolas paradas do time ituano, bateu escanteio e quase fez um gol olímpico, porém, o goleiro Tigela não permitiu.
Aos 29, o auxiliar dois errou um lance. Rosquinha lançou Bibi, que saiu em condições legítimas na cara do goleiro Mauro, mas, quando o jogador ia marcar o gol, o bandeirinha assinalou impedimento, prejudicando o ataque do Unidos.
E a primeira etapa terminou com 0 a 0 no marcador. O Unidos, melhor posicionado, segurava o Palestra.
SEGUNDO TEMPO
Com uma linha de marcação mais adiantada, o Palestra voltou com força total para os 45 minutos finais.
Numa saída errada do sistema defensivo do Unidos, Caio roubou a bola e chutou forte de fora da área, para defesa de Tigela. Entretanto, a bola ficou viva na pequena área, e o centroavante Paulinho aproveitou para chutar forte. A bola ainda desviou no arqueiro do Unidos, que estava caído, subiu e explodiu no travessão. O Palestra acabava de perder um gol.
E a resposta do Unidos veio aos cinco minutos. Rodrigo Jaú recebeu bom passe e, de fora da área, chutou forte, mas a bola desviou e saiu para escanteio.
Aos 12 minutos, após ataque do Palestra, Tigela saiu jogando rápido e lançou Bibi no contra-ataque. O atacante passou pela defesa ituana, só que acabou perdendo o ângulo e o goleiro Mauro tirou a bola para escanteio.
O técnico Ricardo Camargo decidiu alterar sua equipe. Ramón deixou o gramado e Alex Monstrinho entrou para auxiliar na armação, enquanto Diego substituiu Vacilo, fazendo uma linha de três zagueiros.
Com essas substituições, o Unidos cresceu na partida. Aos 31 minutos, Alex deixou Jaú na cara do gol, mas Mauro, destaque do Palestra, saiu e fez a defesa.
Perto dos 40 minutos, o Unidos ainda imprimia uma marcação forte e dava mostras de que poderia vencer o jogo, enquanto o Palestra pouco produzia. Desesperado para conseguir a vitória, o técnico ituano fez várias alterações, colocando seu time todo no ataque, deixando espaço para o Unidos contra-atacar.
Já no apagar das luzes, aos 44 do segundo tempo, o Palestra se lançou ao ataque, perdendo a bola, que foi tocada para Rodrigo Jaú, agora em função de meia. Jaú lançou o atacante Bibi, que ganhou a corrida do zagueiro ituano e driblou o goleiro Mauro. Sem opções, o arqueiro cometeu penalidade máxima a favor do Unidos.
O artilheiro Rodrigo Jaú foi para a cobrança, e Mauro defendeu o pênalti. Porém, no rebote, o atacante marcou o gol, decretando a vitória do Unidos por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
1ª RODADA DO CAMPEONATO AMADOR DO ESTADO
Local: Estádio Dr. Novelli Júnior, em Itu.
Data: 29 de Setembro de 2013.
PALESTRA – 0
Mauro; Rodrigues (Dedé), Amaral, Xaranga, Diego e Roger, Caio (Sidnei), Alexandre (Jones) e Paulinho (Tó), Jé, Eré (Cezinha).
Técnico: Marcos.
UNIDOS – 1
Tigela; Vacilo (Diego), Piloto, Geovanni, Cabeça e Rosquinha; Bibi, Rámon (Alex Monstrinho) e Rodrigo Jaú; Nego e Sorriso (Tuxinha).
Técnico: Ricardo Camargo.
Gol: Rodrigo Jaú (de pênalti), aos 46’/2T.
0 Comentários