Por Du Lustosa
Em jogo disputado na tarde do último domingo, 27, no Marcelão (campo do C. A. Bragantino), Ferroviários e Unidos fizeram a primeira partida das quartas de final do Amador do Estado. O FAC foi preciso no início do confronto e usou uma de suas principais armas para abrir o marcador, a bola aérea.
Já o Unidos, apesar de ter tido maior posse de bola, não conseguiu furar o bloqueio armado pela Locomotiva Avinhada. O time do Uberaba pressionou muito, mas foi contido pelos defensores adversários.
Entretanto, o resultado a favor do Ferroviários não define nada, e o dérbi regional ainda está em aberto. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, 3, às 16h, também no Marcelão, quando será definido o futuro dos clubes na competição.
Ao Ferroviários, um simples empate basta para chegar à semifinal. O Unidos, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para classificar-se direto, ou por um para levar a decisão para os pênaltis.
PRIMEIRA ETAPA
Disposto a marcar já no início, o FAC começou a partida pressionando o Unidos com sua melhor arma, a bola parada.
A um minuto de jogo, Dodô bateu falta pela esquerda e a bola passou na frente da meta do Unidos. Por pouco Márcio Mexirica não tocou e fez o gol.
O Unidos descontou na mesma moeda depois de falta do volante Perez em cima de Sorriso. Vacilo cruzou na área e Sorriso dominou sozinho, ajeitou e bateu forte, para bela defesa do goleiro Macarrão.
Aos sete minutos e mais uma vez em bola parada, que foi a dinâmica do primeiro tempo, Juninho Cachorrão cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Luiz Fernando subiu sozinho no meio da área, cabeceando do lado direito de Tigela, que nada pôde fazer. FAC 1, Unidos 0.
Aos 14 minutos, Rubens lançou Nenê pela esquerda. O atleta cruzou no segundo pau, onde encontrou Messias, que subiu e cabeceou forte, mas Tigela defendeu.
Aos 20 minutos, em mais uma bola parada, mas dessa vez para o Unidos, Vacilo cobrou escanteio pela direita. A bola foi direto para a meta avinhada e, se não fosse a intervenção de Macarrão, teríamos um gol olímpico a favor do time do Uberaba.
Aos 27 minutos e com o Ferroviários todo acuado, o Unidos começou a trocar passes desde a intermediária e, em bela jogada, Rodrigo Piu deixou Rodrigo Jaú de frente para a meta avinhada.
O atacante ainda teve tempo de ajeitar a bola e chutar forte, mas Macarrão defendeu.
Aos 29 minutos, Vacilo desceu pela esquerda, passou por seu marcador e cruzou na área. Após bate e rebate, a bola sobrou para Gabu, que tocou para Bibi.
O atacante, frente a frente com o goleiro, chutou forte pelo lado de fora da rede, desperdiçando a chance de empatar o confronto.
O lance mais polêmico da partida aconteceu aos 30 minutos. O time do Uberaba trocou passes na entrada da área e Rodrigo Jaú saiu livre para marcar, porém, levou um tranco nas costas de Nandinho.
O atacante caiu, pedindo pênalti, assim como toda a equipe azul e branca, mas o juiz mandou o jogo seguir.
Aos 32 minutos, o Unidos teve outra oportunidade. Rodrigo Piu deixou Bibi na cara do gol, que fintou Rincón. O atleta poderia ter chutado, mas preferiu fintar o zagueiro pela segunda vez, deixando a bola sair pela linha de fundo.
Aos 41 minutos, em jogada armada pelo ataque do FAC, Rubens tocou para Nandinho na direita. O ala, por sua vez, foi até a linha de fundo e cruzou no meio da área, onde se encontrava Márcio Mexirica que, num voleio, acertou uma bomba na bola, mas ela subiu tirando tinta da trave do goleiro Tigela.
O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Ferroviários.
SEGUNDO TEMPO
O Unidos voltou disposto a empatar a partida, enquanto a Locomotiva Avinhada explorava os contra-ataques.
Aos cinco minutos, Sorriso armou jogada pela direita e cruzou na segunda trava. Bibi, novamente de frente para o gol, bateu forte, mas Rincón, de carrinho, afastou o perigo.
Aos dez minutos, Sorriso, novamente, avançou pela direita e tocou para Rodrigo Piu, que devolveu de primeira na entrada da área. O atacante, porém, chutou forte, e a bola saiu por cima da trave de Macarrão.
Aos 13 minutos, Rodrigo Piu tabelou com Jaú e recebeu de volta. Quando ele passava pela defesa do FAC, Luiz Fernando fez falta providencial, mas perigosa para o Unidos.
Na cobrança, Rodrigo Piu bateu e a bola passou com perigo pela meta avinhada.
Depois de pressionar no início do segundo tempo, ambos os times começaram a fazer troca de passes, e o jogo se equilibrou.
A segunda etapa ficou morna até os 32 minutos, quando mais uma vez, após trama de Piu e Jaú, este último chutou forte, direto para o gol. Entretanto, o zagueiro Rincón salvou o Ferroviários.
Aos 35 minutos, a zaga do FAC saiu jogando errado. Vacilo recuperou a bola e tocou para Bibi, que saiu na cara do gol. O atacante chutou forte, mas por cima da trave adversária.
Aos 37 minutos, jogando fechadinho e explorando os contra-ataques, a Locomotiva Avinhada recuperou a bola na intermediária e saiu rápido com Perez, que lançou Jean. O atleta passou por Giovanni, que cometeu falta.
Pela jogada, o zagueiro do Unidos recebeu o segundo amarelo e o vermelho, sendo expulso pela segunda vez consecutiva, já que havia sido expulso em sua última partida, em Piracicaba.
Com um a mais em campo, o Ferroviários cresceu no jogo e, após trama de Tiago e Trator, o mesmo mandou uma bomba da esquerda, que saiu raspando a trave de Tigela.
Aos 41 minutos e sem pressa, o FAC começou a tocar na intermediária, envolvendo o Unidos. De pé em pé, a bola chegou em Nenê. O ala, na entrada da área pela direita, ajeitou para o pé esquerdo e bateu a bola com efeito, que explodiu na trave. Por pouco o clube avinhado não fez o segundo.
Aos 42 minutos, após cobrança de escanteio de Nenê, a bola foi afastada pelo goleiro Tigela, que saiu da trave. Entretanto, ela sobrou para Dodô, que deu um toquinho por cima do arqueiro. Tigela, por sua vez, assistiu a bola passar muito perto do gol.
Aos 48 minutos, em mais um lance polêmico do confronto, o Unidos saiu em um rápido contra-ataque e, na intermediária, quando chegava perto da área, o volante Perez interceptou a bola com a mão, matando a jogada da equipe azul e branca.
Como já tinha cartão amarelo, o volante deveria receber o segundo e, consequentemente, o vermelho, entretanto, o juiz somente aplicou falta e mandou o jogo seguir, para desespero dos jogadores e comissão técnica do Unidos.
Aos 49 minutos, o árbitro encerrou a partida. O Ferroviários venceu o Unidos e saiu na frente nos primeiros 90 minutos da decisão da vaga para a semifinal.
FICHA TÉCNICA
QUARTAS DE FINAIS DO AMADOR DO ESTADO
JOGO DE IDA
Local: Marcelão (campo do C. A. Bragantino)
Data: 27 de outubro de 2013
Árbitro: Roberto Pinelli, que foi auxiliado por Afonso Gonçalves de Mello e Adílson Roberto de Oliveira
FERROVIÁRIOS – 1
Macarrão; Nandinho, Luiz Fernando, Rincón, Perez e Nenê; Dodô, Rubens (Tiago), Juninho Cachorrão (Trator); Messias (Gian) Márcio Mexirica (Cris)
Técnico: Serjão
Gol: Luiz Fernando, aos 7’/1T.
Cartões amarelos: Perez, Dodô e Tiago
UNIDOS – 0
Tigela; Renan Palhinha, Piloto, Gabu e Vacilo; Giovanni, Bibi (Paulinho), Rodrigo Piu (Diego) e Nego; Rodrigo Jaú e Sorriso (Ramón)
Técnico: Ricardo Camargo
Cartões amarelos: Giovanni e Ramón
Cartão vermelho: Giovanni
0 Comentários