UPA “Dr. Valdir Camargo” deve ser entregue ainda neste ano

Próxima administração ficará encarregada de equipar e dar a destinação ao local

 

Está em construção, desde janeiro deste ano, uma Unidade de Pronto-atendimento (UPA) na região do Cruzeiro. O Jornal Em Dia esteve no local, na tarde dessa segunda-feira, 26, e constatou que a obra está em sua fase final.

Conversando com o encarregado da obra, Lourival Fávero, ele afirmou que cerca de 40 homens estão trabalhando todos os dias e que a previsão é terminar o serviço até o final de dezembro.

Os trabalhos se concentram agora na parte de acabamento da UPA, com pintura externa e cascalhamento do acesso.

Foram construídos também uma guarita e um almoxarifado, os quais estão em fase adiantada.

Na parte interna do prédio, Lourival contou que já vai começar a limpeza. De acordo com ele, caso não chova, é possível que a obra seja entregue até antes do previsto.

A UPA tem 2.061 m² de área construída, sete consultórios médicos, sala de procedimentos, de classificação de riscos, aplicação de medicamentos, mais de 12 leitos de observação, leitos de isolamento, sala de sutura, assistente social, diretoria, administração, farmácia e dispensação, sala de descontaminação, limpeza, entre outras salas com banheiros próprios e acessibilidade.

A empresa responsável pela obra, orçada em R$ 3 milhões, é a TD Construtora.

O Jornal Em Dia também conversou com Rosângela Gonçalves, diretora de departamento hospitalar, diretora da UPA Bom Jesus e diretora do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), sobre a compra de equipamentos e contratação de funcionários para que a UPA da região do Cruzeiro entre em funcionamento.

De acordo com Rosângela, apesar de a inauguração da unidade estar programada para a primeira quinzena de dezembro, a atual administração não comprou equipamentos para ela nem contratou funcionários. Isso porque, conforme explicou, o que estava planejado para esta gestão era a construção do prédio apenas.

A diretora disse ainda que essa informação já foi transmitida à equipe de transição do prefeito eleito Fernão Dias da Silva Leme.

A próxima administração também terá de se preocupar em definir o que fazer com a nova UPA. Rosângela contou que, a princípio, a atual administração tinha a intenção de transferir alguns serviços da UPA Bom Jesus para a nova unidade e implantar outras ações no Bom Jesus. “Porém, essas definições ficarão agora a cargo do novo prefeito e de sua equipe”, declarou.

A UPA da região do Cruzeiro recebeu o nome de “Dr. Valdir da Silva Camargo”, que é médico e ex-vereador. Está planejado que ela atenda quatro especialidades: pediatria, clínica médica, odontologia e psiquiatria. Mas, como explicou a diretora Rosângela Gonçalves, a próxima administração poderá alterar ou manter essa definição.

Parte dos recursos para a construção dessa nova UPA em Bragança Paulista é do governo federal, que também repassará uma quantia mensal para o custeio da unidade. Em contrapartida, a UPA atenderá pacientes de urgência das cidades de Vargem, Tuiuti, Pinhalzinho e Pedra Bela.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image