Na tarde de terça-feira, 1º, os vereadores de Bragança Paulista aprovaram todas as matérias em pauta durante a 22ª Sessão Ordinária de 2014.
Logo no início da reunião, foi feito um minuto de silêncio em memória de Antônio de Pádua Mello, esposo da vereadora Rita Valle.
Após as participações da Tribuna Livre, a Ordem do Dia foi invertida, a pedido da vereadora Fabiana Alessandri, e, assim, os projetos foram votados antes da manifestação dos vereadores.
Por unanimidade, foram aprovados os seguintes projetos:
- projeto de lei 20/2014, que autoriza o prefeito Fernão Dias da Silva Leme a conceder subvenção de R$ 20 mil à Associação de Escritores de Bragança Paulista (Ases) para custeio de projetos literários;
- projeto de lei 15/2014, que dispõe sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2015, o qual foi aprovado com seis emendas;
- e projeto de lei 17/2014, de autoria do vereador Juzemildo Albino da Silva, que inclui no Calendário de Eventos do município a Encenação da Apresentação Teatral Paixão de Cristo, a ocorrer anualmente durante a Semana Santa, no Parque dos Estados.
O projeto de lei 22/2014, que inclui ação no Plano Plurianual 2014-2017, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2014, foi aprovado, mas com um voto contrário, do vereador Paulo Mário Arruda de Vasconcellos. A medida prevê a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 495.206,00 para implementação dos projetos de Incentivo ao Esporte e Incentivo à Cultura.
Também receberam aprovação unânime as moções: de autoria da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano (CFO), composta pelos vereadores Juzemildo Albino da Silva, Fabiana Alessandri, Antônio Bugalu, Leonel Pereira Arantes e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos. A iniciativa requer à Engenheira-Chefe da Residência de Conservação 1.3 do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a realização de audiências públicas para apresentação dos projetos de execução de obras das estradas estaduais da região; e de iniciativa do vereador Mário B. Silva, requer estudos visando à construção de escola municipal nos bairros Araras dos Pereiras, Araras dos Mori e Araras dos Binos.
Em seguida, os vereadores se manifestaram por mais uma hora e meia. A maioria deles registrou pedidos para ações da Prefeitura em pontos específicos da cidade ou anunciou ações da Administração e agradeceu por serviços já realizados.
Dois assuntos comentados foram a apresentação dos projetos de melhorias para as Rodovias Capitão Barduíno e Alkindar Monteiro Junqueira, feita pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) na última sexta-feira, 27, e a reunião da Comissão Especial de Segurança, ocorrida na noite de segunda-feira, 30.
Os vereadores se manifestaram no sentido de afirmar que esperam que as melhorias das rodovias realmente aconteçam e que as sugestões apontadas sejam levadas em conta pelo DER, além de terem registrado alguns dados sobre a reunião que tratou dos problemas de segurança na cidade.
Prática comum na Câmara vem sendo a manifestação dos vereadores com o plenário quase vazio. O vereador Juzemildo observou o fato e cobrou dos colegas a presença em plenário durante toda a sessão. Os vereadores Natanael Ananias e Rita Valle concordaram com o colega. Natanael opinou que a atitude é uma falta de respeito por parte dos vereadores que se ausentam. Rita disse que, por várias vezes, parou seu discurso na Tribuna ao ver que nenhum colega estava prestando atenção.
Os trabalhos foram encerrados por volta das 19h10.
0 Comentários