Porém, nem todas as emendas apresentadas foram aceitas pela totalidade da Câmara
Na terça-feira, 10, a Câmara realizou sessão ordinária com a presença de 18 dos 19 vereadores. O líder do prefeito, Valdo Rodrigues, não compareceu à reunião.
Após a participação da Tribuna Livre, tiveram início, por volta das 17h, as discussões sobre os projetos em pauta. O primeiro deles era o da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2015.
Nove emendas foram feitas e todas foram aprovadas. Contudo, nem todas por unanimidade.
Uma delas diz respeito às sugestões ouvidas pelos vereadores durante audiências públicas realizadas na semana passada. Foi proposto também que os convênios que o Executivo faz tenham de passar pelo Legislativo, para que ele autorize tais parcerias. Outra, que gerou vários minutos de discussão, fixa um limite dentro do Orçamento para que o Executivo faça remanejamentos de recursos. Alguns vereadores entenderam que a intenção era engessar o Executivo e, por isso, votaram contra a iniciativa. Mesmo assim, ela foi aprovada, com 10 votos favoráveis e sete contrários.
Durante os debates que se acaloravam em plenário, um cheiro de gás levou o presidente da Câmara, vereador Tião do Fórum, a interromper os trabalhos.
Após cerca de 20 minutos, os vereadores voltaram e aprovaram, por unanimidade, em primeiro turno, o projeto da LDO 2015, que ainda será votado em segundo turno em nova sessão.
Em seguida, foi aprovado, também de forma unânime, o projeto que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o governo do estado de São Paulo, por meio das Secretarias Estaduais de Habitação e de Desenvolvimento Social, e em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do estado de São Paulo (CDHU), objetivando a implantação do Programa Vila Dignidade.
Logo após, tiveram início as manifestações de vereadores.
Leonel Pereira Arantes lamentou a morte de mais uma pessoa na Variante do Guaripocaba. O vereador disse que a vítima era seu amigo de infância e cobrou do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) providências quanto à sinalização da estrada, que ainda está em obras. “Onde a obra já terminou, ficou boa, mas falta sinalização, especialmente noturna”, disse Leonel.
O vereador Quique Brown endossou as palavras do colega e afirmou que medidas simples, como a colocação de baldes com luzes ao longo da estrada, podem resolver o problema e evitar novos acidentes.
Quique também aproveitou a ocasião para se despedir do Legislativo, já que deve assumir a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a partir de sexta-feira, 13. Ele contou que vai se licenciar do cargo, disse que está ciente dos problemas que tem pela frente na pasta e se colocou à disposição dos vereadores na nova função. Quique também citou algumas iniciativas que conseguiu desenvolver como vereador nesse um ano e meio de mandato.
O vereador Natanael Ananias exibiu várias fotos de prédios que já abrigaram indústrias na cidade e que agora estão desativados, alguns até abandonados. Ele citou a antiga indústria Gamboa, cujo imóvel foi invadido por algumas famílias, a Sagemuller, Santa Rita, Suape (antiga Cordoroy), que conta com quadra de esportes, Melito, Austin, Italmagnésio e uma outra na Avenida dos Imigrantes. Natanael observou que esses imóveis poderiam servir para abrigar novas empresas e, assim, gerar emprego na cidade.
O vereador também mencionou que participou de reunião, em São Paulo, com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, oportunidade em que várias reivindicações foram apresentadas.
Paulo Mário também falou sobre o assunto, afirmando que um dos pedidos feitos foi para que o serviço 190 volte a operar em Bragança Paulista. De acordo com o vereador, o secretário ficou de dar uma satisfação sobre os apontamentos feitos em dez dias.
Ainda nessa área, Paulo Mário informou que a Comissão Especial de Segurança realizará a primeira reunião no dia 30 de junho, às 19h30, na Câmara. Todos os órgãos e entidades envolvidas com o setor serão convidados a participar.
O vereador Luiz Sperendio exibiu imagens da região do Menin e do Agudo dos Frias, onde os moradores pedem melhorias nas lixeiras e também apontam a necessidade de lombadas.
A sessão terminou poucos minutos antes das 19h.
0 Comentários