Nova sessão ordinária foi realizada pela Câmara Municipal, na terça-feira, 15. Logo no início, foi realizado um minuto de silêncio em razão das mortes do ex-vereador e ex-vice-prefeito Ayrton Athanásio, de Darcy Capelletti e de Manoel Bento da Silva, irmão do vereador Mário B. Silva.
Dois vereadores não participaram da reunião: Gislene Cristiane Bueno e Mário B. Silva.
Das propostas em pauta, foram aprovados por unanimidade os projetos que inclui no Calendário de Eventos do município a Encenação da Apresentação Teatral Paixão de Cristo, a ocorrer anualmente durante a Semana Santa, no Parque dos Estados; que dispõe sobre denominação de bem público, dando o nome de Praça Bragança de Portugal ao Sistema de Lazer 6 do loteamento Residencial Fazenda Santa Helena; e que autoriza o município a receber doação com encargos de todas as benfeitorias promovidas no CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), tendo como outorgante doadora a União.
Foi aprovada, ainda, a moção de iniciativa da Comissão de Assuntos Socioeconômicos, composta pelos vereadores Fabiana Alessandri, Rafael de Oliveira, Dito do Ônibus, Luiz Sperendio e Mário B. Silva, que requer ao Executivo estudos visando à adoção de medidas para diminuir o déficit de vagas de estacionamento na área central do município.
Durante os discursos dos vereadores, dois assuntos ganharam ênfase: os problemas que envolvem a Secretaria Municipal de Saúde e o trânsito caótico da cidade.
Os principais problemas da Saúde são os mesmos de alguns meses atrás: falta de remédios e demora na marcação de exames. O vereador Miguel Lopes afirmou que 600 exames estão pendentes de realização na cidade.
José Gabriel Cintra Gonçalves contou que foi procurado por um munícipe que desde 12 de dezembro de 2012 aguarda a marcação de um exame de colonoscopia.
“O culpado dessa inoperância é o prefeito”, disse Miguel, contando que o plano de governo do PT (Partido dos Trabalhadores), que foi apresentado na campanha das Eleições 2012, é muito bom, mas no papel. O edil também pediu que as pessoas que têm problemas com o atendimento na área da Saúde procurem a Câmara, para que todos os casos possam chegar ao conhecimento dos vereadores.
Sobre o trânsito cada vez mais conturbado da cidade, o vereador Marcus Valle criticou o alto investimento da Prefeitura em radares. De acordo com ele, o novo contrato firmado pelo município com o Consórcio Via Segura, composto pelas empresas Tec Det e Dsin, vai custar aos cofres públicos R$ 11 milhões e tem duração de 18 meses. “Nosso trânsito é horrível e gasta-se esse valor para por radar?”, questionou Marcus, afirmando que é contra contratos milionários com empresas de radares, pois eles só oferecem segurança econômica e para as próprias empresas.
Miguel Lopes opinou que na pasta de Trânsito e Segurança não se pode colocar curioso, tem que ser uma pessoa especialista a fim de resolver os problemas.
Ainda com relação ao trânsito, alguns vereadores, como Antônio Bugalu, cobraram providências urgentes para a região do trevo de acesso à Rodovia Benevenuto Moretto, o chamado Trevo de Tuiuti, onde filas de veículos se formam todos os dias, especialmente nos fins de tarde.
Outros assuntos também foram abordados. Miguel Lopes considerou que a vinda do superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Clodoaldo Pelissioni, a Bragança, há algumas semanas, não passou de um verdadeiro palanque político. Na opinião do vereador, Clodoaldo veio como um cabo eleitoral do deputado Edmir Chedid e do governador Geraldo Alckmin.
Marcus Valle pediu informações sobre o fato de a Prefeitura estar enviando aos contribuintes uma carta a respeito do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) Premiado pedindo que as pessoas se cadastrem. O vereador acredita que nem todos farão o cadastro e que isso acabará elitizando a participação da população no sorteio.
Mais segurança e fiscalização para a Feira da Amizade foi o pedido do vereador Antônio Bugalu, que contou que pessoas não cadastradas estão comercializando produtos no local, após a saída dos comerciantes cadastrados.
Natanael Ananias, que também apontou problemas no setor de Saúde, chamou a atenção para a necessidade de recolhimento e destinação de forma adequada de pneus. Mostrando fotos de pneus amontoados em uma via pública, o vereador disse que dias depois alguém colocou fogo no material, causando prejuízos para o meio ambiente.
Paulo Mário Arruda de Vasconcellos observou que no período da Copa do Mundo da Fifa, o Aeroporto de Bragança serviu de apoio para os aeroportos da região, pois o movimento de pousos e decolagens de jatinhos particulares aumentou de forma considerável.
A vereadora Fabiana Alessandri pediu à Prefeitura e ao DER que tomem medidas urgentes com relação ao encontro da Rua Mauro de Próspero com a Rodovia Padre Aldo Bollini, onde há grande fluxo de veículos e risco de acidentes. Também para esse local, a vereadora solicitou a colocação de lixeiras e melhorias na iluminação pública.
O vereador Tião do Fórum informou a todos que os aparelhos de TV da Câmara serão trocados em breve por equipamentos maiores e mais modernos.
O vereador Juzemildo Albino da Silva registrou seu descontentamento com a atual administração no que diz respeito à solução de problemas pequenos que, conforme apontou, têm demorado muito a serem resolvidos.
Juzemildo também falou sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil. Durante o evento, 1,1 milhão de turistas estiveram no país e 95% deles afirmaram que pretendem voltar futuramente.
O vereador Rafael de Oliveira parabenizou a Guarda Municipal por ter completado 60 anos no dia 3 de julho.
EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
O vereador Noy Camilo apresentou aos colegas, por meio de vídeo, o Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show, que vai ocorrer em Bragança Paulista, no Estádio do Bragantino, de 30 de julho a 3 de agosto. Noy contou que a última vez que a competição aconteceu no Brasil foi em 2005, na cidade de Taubaté. Depois disso, ela percorreu o mundo, tendo sido promovida no Japão, no ano passado. De acordo com o vereador, a previsão é que o campeonato atraia cerca de 35 mil pessoas ao município. Noy também adiantou aos colegas que uma subvenção de R$ 150 mil será concedida pela Prefeitura a World Association of Marching Show Bands (Wamsb), que está organizando o evento, e que em breve projeto de lei sobre o assunto dará entrada na Câmara.
Também exibindo documentário, o vereador Miguel Lopes cobrou providências da Prefeitura para a Praça Jacinto Osório, no Matadouro, que foi revitalizada no mandato passado e onde foram construídos imóveis para abrigar estabelecimentos comerciais. Ocorre que a Prefeitura não destinou os espaços até agora e já se passaram dois anos do término da obra. Assim, o local está abandonado e servindo de alvo para o vandalismo, entre outras práticas ilícitas.
Já o vereador Jorge Luís Martin mostrou o trabalho que é feito na cidade de Taubaté, onde já foi implantada a Atividade Delegada. Ele voltou a pedir, na ocasião, a implantação da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) em Bragança Paulista, especialmente na ronda escolar. Jorge afirmou que se Bragança não fizer algo para se fortalecer no combate ao crime, vai acabar sofrendo as consequências de migração da criminalidade.
Os trabalhos foram encerrados por volta das 20h15.
0 Comentários