A aceitação dos proprietários de estabelecimentos comerciais na região central foi unânime. Eles sinalizaram que vão promover um abaixo-assinado a fim de demonstrar à Câmara que defendem a aprovação do projeto o mais breve possível
Na noite de quinta-feira, 23, os vereadores Rafael de Oliveira e Fabiana Alessandri promoveram uma reunião com comerciantes da região central da cidade a fim de apresentar-lhes o Projeto de Lei Complementar 15/2015, que trata da terceirização do serviço de zona azul por meio da implantação de parquímetros.
A reunião foi realizada no piso superior do Mercado Municipal e contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Carvalho Pinto, dos vereadores Rita Valle e Jorge Luís Martin, além de comerciantes.
Rafael e Fabiana vêm trabalhando para a implantação de parquímetros em Bragança Paulista há pelo menos dois anos. A vereadora foi presidente da Comissão de Assuntos Socioeconômicos em 2013 e 2014, período em que promoveu diversos encontros com representantes do comércio a fim de buscar melhorias para o setor. Já Rafael preside a Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e também atua junto aos comerciantes e entidades representativas do setor para ouvir sugestões da classe quanto a medidas que possam trazer benefícios ao comércio bragantino.
“Estamos aqui para apresentar o novo projeto e ouvir a opinião de vocês sobre ele”, disse a vereadora Fabiana Alessandri ao abrir o encontro.
Rafael explicou que ainda será agendada uma audiência pública a fim de debater o projeto, mas que fez questão de convocar a reunião para que os comerciantes se inteirem sobre o conteúdo da nova proposta.
Em 2014, já houve tentativa de implantação do parquímetro, porém, o projeto apresentado era mais complexo e não contou com a aprovação do número mínimo de vereadores.
Em maio deste ano, Rafael e Fabiana trouxeram a Bragança Paulista o secretário de Mobilidade de Botucatu, Vicente Sílvio Ferraudo, para explicar como funciona o sistema de parquímetro naquele município. De acordo com os vereadores, Vicente voltará a Bragança na próxima terça-feira, 28, para novamente fornecer informações sobre a terceirização da zona azul. Os comerciantes foram convidados a participar da sessão ordinária da Câmara, às 16h, e também de reunião da Comissão de Finanças e Orçamento, que acontece duas horas antes.
Dentre os comentários dos comerciantes presentes, alguns ressaltaram a necessidade de que sejam disponibilizados equipamentos suficientes para garantir facilidade aos consumidores. Outros citaram exemplos de municípios que já dispõem de parquímetros para defenderem a implantação de sistema semelhante. E ficou expressa nos depoimentos dos presentes a vontade unânime de que o projeto seja aprovado para que os parquímetros se tornem realidade em Bragança Paulista o mais rápido possível. Os comerciantes sinalizaram, a possibilidade de elaborarem um abaixo-assinado defendendo a proposta a fim de que todos os vereadores se sensibilizem e votem a favor do projeto.
“A reunião foi muito positiva. Pudemos apresentar o projeto aos comerciantes e todos se mostraram satisfeitos com essa nova proposta e dispostos a se mobilizarem para buscar a aprovação da medida na Câmara. Estamos confiantes de que os parquímetros se tornarão realidade na cidade muito em breve”, avaliaram os vereadores Rafael de Oliveira, Fabiana Alessandri, Rita Valle e Jorge Luís Martin ao término da reunião.
O PLC 15/2015 está em tramitação pelo Legislativo. Duas comissões já deram seus pareceres sobre ele, mas ainda não há previsão para votação da matéria em plenário.
0 Comentários