E a mãe Natureza faz a sua parte! Tentamos vencer essa força, mas, no final, o seu grande papel é selecionar e renovar para evoluir. Cabe a nós aceitar o início e o fim de tudo o que nos cerca.
Recentemente, cuidei de duas pequenas criaturas que chegaram às nossas mãos. Mamadeira com leite artificial de hora em hora, aquecimento, estímulo com algodão para substituir as lambidas da mãe, colo. Os cuidados eram dados em meio à rotina pesada do abrigo e em casa, no decorrer da noite.
Era uma delícia vê-los sugando o leite com vigor e, ao final, adormecerem entrelaçados na pequena caixa de papelão que me acompanhava para todo o lado. Choramingavam, mamavam e dormiam gostoso. Foram cinco dias de alegria a observar as pequenas patinhas com mancha branca, os focinhos em forma de triângulo e as minúsculas orelhas, tentando prever se ficariam caídas ou em pé. Já fazia planos, de casa não sairiam. E, no sexto dia, a natureza simplesmente reclamou as duas vidas.
Enquanto cuidamos dos que cruzam o nosso caminho, milhares de outros animais de rua, no mesmo instante, são atropelados, estão adoecendo, nascendo, morrendo. Alguns deles serão amparados pelo exército de protetores que se espalha pelos quatro cantos, a maioria desses animais, não, não!
Não é possível acolher a todos de uma só vez, nem castrar todos a um só tempo. Somos incapazes de fazer milagres e vencer todas as mazelas, somos incapazes de mudar uma sociedade num estalar de dedos. E a frustração de querer e não poder leva-nos a apontar culpados.
Olhemos com mais profundidade; apontemos os abandonadores de animais. Aqueles que desrespeitam a vida de um animal. Aqueles que constroem um problema de saúde pública e desrespeitam a cidade.
Márcia Davanso, fundadora e
presidente voluntária
Faros d’Ajuda – Associação de
Proteção aos Animais
www.facebook.com.br/farosdajuda
Em Bragança Paulista:
Denúncias de maus-tratos
Secretaria do Meio Ambiente - Divisão de Bem-Estar Animal: 4603-1880
Guarda Municipal: 153
Resgate de animais doentes e feridos
Secretaria Municipal de Serviços: 4035-8540 e 4035-8544
Guarda Municipal: 153
0 Comentários