news-details
Educação

Volta dos profissionais às escolas é facultativa neste momento, diz Secretaria Estadual de Educação

No início do mês, escolas da rede estadual iniciaram a retomada das atividades presenciais opcionais. Ao todo, 904 escolas em 219 municípios paulistas passaram a ofertar atividades de reforço e recuperação, a cerca de 200 mil estudantes.

A partir dessa data, as escolas estaduais começaram a disponibilizar aulas para alunos do Ensino Médio ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios que autorizaram. 

 Desde o dia 8 de setembro, as escolas já podiam retomar atividades presenciais de acolhimento e recuperação, também mediante autorização dos municípios.  

Alguns professores da rede procuraram a redação do Jornal Em Dia pois estavam em dúvida quanto ao retorno de suas atividades presenciais, se estas também seriam opcionais, já que alguns afirmam ter sido chamados a trabalhar em suas unidades. A reportagem, então, entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, após orientação da Diretoria Regional de Ensino, e questionou como está a situação desses profissionais.

A assessoria respondeu que a volta das atividades presenciais para alunos e profissionais neste momento é totalmente facultativa, isto é, fica a critério de cada pessoa. Inclusive, o funcionamento das unidades está condicionado à disponibilidade dos profissionais, que foram convidados a retornar às escolas desde que não façam parte dos grupos de risco. Os professores que pertencem aos grupos de risco ou preferem não retornar às unidades neste momento continuam com as aulas on-line, segundo a assessoria.

A retomada obrigatória ocorreria apenas quando houvesse o retorno total das atividades presenciais, tanto para estudantes como profissionais da Educação, ainda sem previsão de ocorrer em virtude da pandemia do coronavírus.

Em Bragança Paulista, nesta quinta-feira, 29, a Prefeitura Municipal publicou um decreto, na Imprensa Oficial, autorizando a retomada facultativa das atividades do Ensino Médio e da EJA, na rede pública e privada, dentro das regras e restrições impostas pelo Plano São Paulo.

As instituições de ensino que optarem pelo retorno às atividades presenciais deverão, antes do início das aulas, apresentar protocolo sanitário ao Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 para sua aprovação.

As aulas presenciais nas redes de ensino municipal, estadual e privada de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no entanto, seguem suspensas até 31 de dezembro deste ano. Mediante a evolução da situação epidemiológica do município, a Administração ressaltou que as medidas poderão ser reavaliadas.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image