Na última quinta-feira, 10, ocorreu o 1º Papo Sério Jovem, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa). Quase 300 adolescentes, entre 12 e 17 anos, participaram.
De acordo com a Prefeitura, os adolescentes fazem parte de grupos como Ação Total, organizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Jovens Construindo a Cidadania (JCC), da Polícia Militar, Fundação Casa e Comenor.
O evento teve, em sua abertura, a participação do coral de adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Autoridades, como o prefeito Fernão Dias da Silva Leme, a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, secretários municipais, representantes do Judiciário, Legislativo, Polícia Militar, de entidades e da rede estadual de ensino prestigiaram o encontro.
Em seu discurso, o prefeito Fernão Dias declarou a importância de ouvir os jovens para identificar os erros cometidos e corrigi-los. Segundo ele, “chegou o momento de por a cabeça no lugar e os pés no chão”. Afirmou ainda que o evento permite traçar diretrizes voltadas para o social, garantindo a condução ao futuro, afinal, os jovens estão inseridos na realidade atual. Ao término de sua fala, Fernão Dias assinou um dos murais do evento, onde todos os participantes puderam deixar sua mensagem.
Ainda no período da manhã, os adolescentes ouviram uma palestra de Anna Luiza Calixto Amaral, de 13 anos, delegada nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e autora do livro ‘Vivendo o Protagonismo Infantil’, tema abordado por ela.
Após a palestra, os adolescentes foram divididos em grupos para discutir políticas públicas e levantar questionamentos sobre temas, como saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança e família, meio ambiente e trabalho. No período da tarde, orientadores das secretarias municipais esclareceram as dúvidas geradas pelos participantes.
Ao final do evento, os adolescentes elaboraram um documento com propostas para os assuntos abordados. Além disso, foram coletados contatos dos participantes para criação do ‘E-mail Papo Sério’, por onde receberão informações sobre eventos na cidade, cursos gratuitos e outros assuntos pertinentes.
0 Comentários