Nessa sexta-feira, 26, alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Doutor Francisco Murilo Pinto participaram de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia foi realizada na quadra da escola e ocorreu em dois períodos, conforme o horário de estudo dos alunos.
Pais e a comunidade em geral puderam acompanhar o evento, que teve início com a execução do Hino Nacional.
Durante todo o ano, uma vez por semana, os estudantes tiveram aulas com a instrutora Daniele Nunes, da Polícia Militar, que ensinou às crianças os malefícios que as drogas podem causar. Ela também os orientou a ficar longe das drogas, já que depois de entrar para esse mundo, é muito difícil sair.
Marca registrada de conclusão do Proerd é a elaboração de uma redação pelos alunos. Na cerimônia de formatura, um aluno de cada série foi escolhido e leu sua composição para os presentes. Eles receberam medalhas e lembranças pela participação.
Em seguida, a instrutora Daniele e as professora da EM Francisco Murilo também receberam presentes. Daniele disse aos pais que a semente foi plantada nos alunos e que agora caberá a eles regá-las para que seus filhos não se envolvam com as drogas.
Ao final, todos os alunos fizeram o juramento de dizer não às drogas, cantaram o hino do Proerd e um a um receberam os certificados de conclusão do programa.
A diretora da EM Francisco Murilo, Lúcia Alberti da Silva Diniz, agradeceu à instrutora Daniele pelo trabalho desenvolvido e aos pais pela presença na cerimônia.
SAIBA MAIS
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.
O objetivo principal é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. O programa é voltado especialmente às crianças da antiga 4ª série do Ensino Fundamental, agora 5º ano, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Além disso, promove uma aproximação entre policiais e comunidade, desenvolvendo uma atitude positiva das crianças em relação às autoridades e respeito pelas leis.
0 Comentários