“O voo da águia vale ouro” é o samba-enredo da Unidos do Lavapés

Na noite de domingo, 2, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Lavapés foi a segunda agremiação a desfilar no Carnaval de Bragança Paulista.

Neste ano, a escola mais antiga da cidade desenvolveu seu samba-enredo falando do próprio símbolo, a águia.

“O voo da águia vale ouro” levou para a avenida a comissão de frente simbolizando guerreiros alados, que voam rumo ao infinito para aguardar o nascimento de um ser divino. O abre-alas representou o nascimento da águia, protegida e amparada por anjos e guardiões. Já a primeira ala trouxe a águia como a guardiã da árvore da maçã no Jardim do Éden.

A segunda ala simbolizou o tempo em que a águia, na Pré-história, apavorava os homens por seu tamanho e violência. A terceira contou que a ave acabou renascendo após a Pré-história, transformando-se num pássaro ligeiro, poderoso, elegante e incansável.

Os deuses egípcios Osíris e Ísis foram lembrados por meio do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.

A quarta ala representou o caminho da águia. O segundo carro alegórico levou o nome de “No Jardim Verde e Rosa, pousa a águia altaneira”, fazendo menção ao fato de a ave ter sido escolhida como símbolo da Unidos do Lavapés.

Os carnavalescos, criadores de esperança da agremiação, que voam, como a águia, na imaginação para criarem o desfile foram lembrados na quinta ala. Em seguida, veio a ala que prestou homenagem aos construtores de sonhos, os que dedicam seu tempo na confecção de fantasias e carros alegóricos.

A ala das baianas simbolizou as deusas do Olimpo e, após veio a ala do Bailado da Vida. O poder dos imperadores, como Nero, foi evidenciado na oitava ala.

A bateria representou o fogo e antecedeu a nona ala, que simbolizou o orgulho dos foliões em pertencer à comunidade do Lavapés.

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira prestou homenagem à escola de samba que é madrinha da Unidos do Lavapés, a Estação Primeira de Mangueira. E o terceiro e último carro alegórico a desfilar foi o Guardião de Títulos.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image