Chegaram ao fim as obras de reforma e restauração da Sociedade Ítalo-Brasileira. E, assim, nesse domingo, 24, o prédio foi reaberto ao público, com apresentações durante todo o dia.
De manhã, a Banda Sinfônica Jovem executou o hino da Itália. Já à noite, houve o recital de canto e piano com Gisele Garbe e Kátia Bona.
Representantes do Poder Executivo, Legislativo Municipal e Estadual, além do presidente da Sociedade, Edilberto Daólio, prestigiaram o momento de descerramento da placa comemorativa, podendo, em seguida, degustar um vinho italiano.
A Prefeitura de Bragança Paulista investiu R$ 70 mil nas obras, que contemplaram restauro da fachada, reforma interna e adaptação para deficientes físicos.
A Sociedade Ítalo-brasileira de Bragança Paulista foi fundada em 2 de fevereiro de 1891, com o nome de Societá Democratíca de Mutuo Socorro. É uma das mais antigas do país. Sua fundação se deu com o objetivo de auxiliar os imigrantes italianos em adaptação no país, tanto nos aspectos linguísticos quanto interpessoais.
Apenas em 1977, a associação adotou o nome de Sociedade Ítalo-Brasileira, época em que se fortaleceu como espaço cultural no município.
A sede é situada em um casarão centenário, cuja fachada é tombada. O local conta com auditório para cerca de 100 pessoas, onde são realizados diversos tipos de eventos. Nesse espaço também são ministradas aulas de italiano.
A Sociedade está localizada na Rua Coronel João Leme, 176, no Centro.
0 Comentários