Bragantina estima economia de 0,2% com horário de verão, que começa no domingo

A partir da meia-noite do próximo domingo, 21, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, devido ao início do horário de verão.

A mudança acontece nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal. O estado da Bahia, que participava do horário de verão, não aderiu este ano. Já o estado de Tocantins passa a integrar a mudança, que se estenderá até a meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, ou seja, das 18h às 21h.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia global de energia proporcionada pelo horário diferenciado é de apenas 0,5%, mas como reduz a demanda no horário de pico em até 4,5%, tem a grande vantagem de conferir maior segurança ao sistema.

A expectativa da Empresa Elétrica Bragantina é de que haja uma redução no consumo de 0,2% na região. “Uma economia de energia que possibilitaria abastecer durante um mês, uma cidade com 16 mil habitantes”, disse o gerente regional da Bragantina, Carlos Alberto Manfrim Canno.

Ainda de acordo com Manfrim, a economia de energia não é o foco principal do horário de verão. “O mais importante é a redução da demanda de energia no horário de pico, que deve ficar em torno de 5,1%. O que deixa o sistema de abastecimento mais seguro.”

Em 8 de dezembro de 2008, foi assinado, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o decreto nº 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional. Segundo o artigo primeiro do decreto, fica instituído que o horário de verão de todos os anos tem início a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro e se estende até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal. No ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte. Este vai ser o caso do carnaval de 2013, que será comemorado nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2013 se encerrará a meia-noite do dia 16 de fevereiro.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image