Na manhã da última quinta-feira, 20, a Comissão de Assuntos Socioeconômicos da Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou uma coletiva de imprensa para apresentar a carta que foi produzida com base nas discussões realizadas no ano passado sobre a água.
Debatendo o tema “Água – Ônus ou Riqueza”, a comissão encabeçou uma série de reuniões com representantes de municípios da região e da Agência Unicidades. O resultado foi a carta produzida que será enviada ao governador Geraldo Alckmin e que servirá de base para a elaboração de uma moção. O foco principal dessas ações é pedir ao governo do estado que olhe com mais atenção aos municípios produtores de água, incentivando-os financeiramente a manter seus mananciais.
Durante o encontro, vários vereadores registraram sua posição quanto ao tema. Destaque para a cobrança feita pelos vereadores Mário B. Silva e Rita Valle sobre a ausência do Executivo nos encontros. O chefe de Gabinete, José Maurício Brandão Leo, conhecido como Tuchê, justificou afirmando que não sabia que o assunto estava sendo discutido pela Câmara e defendendo que a região receba retorno financeiro por fornecer água, já que os municípios que fornecem energia elétrica têm esse benefício.
Sidney Monteiro Fontes, diretor técnico da Agência Unicidades, parabenizou a Câmara pela realização do trabalho e enfatizou que a carta produzida não pede a construção de novas barragens, mas, sim, que o governo ajude a proteger “essa fábrica de águas” que é a região. Ele enfatizou que a proteção dos mananciais poderia resultar até em produção maior de água, o que beneficiaria o estado inteiro.
A vereadora Fabiana Alessandri agradeceu o empenho de todos e se colocou à disposição para que a luta por incentivos aos municípios produtores de água não pare e obtenha êxito num futuro próximo.
0 Comentários