A conciliação vem se mostrando uma importante ferramenta na solução de conflitos. E Bragança Paulista avança nesse campo. Após a implantação do Necrim (Núcleo Especial Criminal), há alguns anos, a cidade agora conta com o Núcleo de Conciliação Socioambiental.
No Necrim, a intenção é desafogar o sistema de justiça criminal, chamando as partes envolvidas em conflitos para tentar um possível acordo.
Com a área ambiental, ocorre algo parecido, pois os envolvidos também são chamados para acordos.
Na Justiça do Trabalho, a conciliação também é usada, há um bom tempo, já que antes de dar prosseguimento aos processos, o juiz do trabalho agenda audiências a fim de tentar que as partes envolvidas cheguem a um acordo.
Apesar de essas iniciativas não demandarem alta tecnologia, para o sucesso das conciliações se faz necessário que haja algo simples: concordância, disponibilidade das partes em se entenderem, em chegarem a um consenso.
Isso nem sempre se consegue, visto que a sociedade brasileira ainda engatinha na prática conciliatória. Porém, é importante insistir para que ela se firme e continue crescendo, pois é uma alternativa vantajosa, uma vez que evita que os conflitos se transformem em processos e se avolumem na Justiça, demorando longos anos até serem resolvidos.
Muitas situações conflituosas são criadas exatamente pela falta de diálogo. A conciliação propõe, por meio de mediadores, que a conversa seja restabelecida, almejando o entendimento entre as partes.
Diz o ditado popular que “Quando um não quer dois não brigam”. Pois bem, para que a conciliação seja alcançada, é necessário que todas as partes envolvidas queiram se entender. Se um não quiser, não será possível atingir o objetivo. Assim, a medida é também uma demonstração de maturidade das pessoas envolvidas, que assumem seus erros e se dispõem a fazer algo para repará-los.
Sem contar que a conciliação também pode evitar o desgaste emocional e, então, colocar fim de forma mais rápida a aborrecimentos, discussões e outras formas de conflitos.
Essa ferramenta deve ser defendida em todas as esferas nas quais for possível aplicá-la.
Uma boa semana a todos!
0 Comentários