Delegação chinesa visita Câmara de Bragança Paulista

Visita foi intermediada pela Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil – China

 

Na manhã de quinta-feira, 7, a Câmara de Bragança Paulista recebeu a visita de uma delegação chinesa da cidade de Jiaxing, no distrito de Xiuzhou, província de Zhejiang. O presidente da Câmara, vereador Tião do Fórum, bem como demais vereadores e funcionários da Casa deram as boas-vindas à comitiva.

“Na condição de presidente da Câmara Municipal da cidade de Bragança Paulista, do estado de São Paulo e deste grandioso Brasil, tenho a honra de receber a visita de nossos amigos chineses, inaugurando, assim, o início de uma relação diplomática capaz de abrir um leque de possibilidades em todos os setores, especialmente, no cultural, empresarial e industrial. Sabemos que a China é um país avançadíssimo em recursos tecnológicos e o estreitamento de nossos laços de amizade permite no futuro firmarmos parcerias para trocarmos experiências. Muito obrigado pela presença de Vossas Excelências em nossa cidade, especialmente em nossa Câmara Municipal. Em nome do povo de Bragança Paulista eu lhe dou as boas-vindas”, disse o presidente Tião do Fórum.

Dentre os sete membros da delegação, um se ocupava de traduzir as perguntas e respostas de brasileiros e chineses. Assim, foi possível trocar informações técnicas sobre o funcionamento da Câmara bragantina.

Os chineses demonstraram interesse em saber detalhes sobre como a Câmara trabalha, quantos funcionários tem, seu orçamento, se há fiscalização e quem a exerce.

Também fizeram questiona-mentos sobre a legislação ambiental do Brasil. O advogado da Câmara, Romeu Pinori Taffuri Júnior, especialista em Gestão Legislativa, foi quem respondeu grande parte das perguntas ao tradutor da comitiva.

O primeiro contato da Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil – China com a Câmara de Bragança Paulista aconteceu em junho do ano passado. Na ocasião, a visita era prevista para outubro ou novembro de 2012. Porém, ela se concretizou agora.

Conversando com a delegação de Jiaxing, o Jornal Em Dia quis saber o porquê da escolha de Bragança Paulista para a visita dentre as centenas de cidades paulistas. Os chineses explicaram que vieram ao Brasil para conhecer cidades grandes, como São Paulo, mas que também tinham interesse em conhecer municípios médios e pequenos, como Bragança, pela semelhança com as províncias chinesas. A intenção, segundo eles, é formar parcerias de trabalho. A proximidade com a metrópole São Paulo também foi um fator de peso para a escolha de Bragança, conforme apontaram.

A delegação também ressaltou que tem muita preocupação com a questão do meio ambiente e, por isso, quis colher informações sobre as práticas brasileiras. “A China se desenvolve muito rápido, mas ainda tem muitos problemas com o meio ambiente”, explicou o tradutor.

Ao serem questionados sobre qual a impressão que puderam ter de Bragança Pau-lista, a resposta foi: “Lindíssima!”. Os chineses ainda destacaram que gostaram do ar puro e fresco e disseram que aqui conseguiram respirar livremente.

Após a visita à Câmara, a delegação chinesa foi recebida pela vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, na Prefeitura.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image