A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (SMMA), Ação e Desenvolvimento Social (Semads) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e com o apoio da Faros d’Ajuda, atendeu denúncia encaminhada na última semana sobre maus-tratos envolvendo cerca de 170 animais, entre cães e gatos, além de suposta situação de moradia sub-humana dos proprietários dos animais.
A denúncia também foi acompanhada pela Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Ambiental.
Conforme divulgado pela Divisão de Imprensa da Prefeitura (Dimp), as equipes da administração municipal, em companhia da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência (Creas), visitaram o local denunciado, uma chácara localizada no bairro dos Cardosos, e não encontraram nenhuma irregularidade em relação aos idosos residentes no local. Contudo, eles foram orientados a comparecer à unidade da Semads, e serão acompanhados por assistentes sociais a partir de então.
Referente à denúncia de maus-tratos, na qual 170 animais seriam mantidos sem água, comida, abrigo e sem condições básicas de higiene e saúde, o número de animais encontrados pelos órgãos municipais foi o de 70, sendo 68 cães e dois gatos, salientando que nenhuma comprovação de maus-tratos foi constatada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Mesmo assim, para melhorar a qualidade de vida de cada um dos animais, coube a SMMA orientar os proprietários quanto ao acesso e disponibilidade à água, ampliação das áreas de sombra e abrigo contra as chuvas e cercamento dos pontos passíveis de acidentes. Para auxiliar o controle na quantidade de animais, os órgãos municipais orientaram, ainda, que a proprietária não adote mais animais antes das devidas adequações.
Uma campanha de castração será providenciada em conjunto com a Faros d’Ajuda, conforme informações do referido órgão municipal.
0 Comentários