Na manhã desse sábado, 7, feriado da Proclamação da Independência do Brasil, foi realizado, na Passarela Chico Zamper, um desfile cívico. Autoridades e milhares de pessoas prestigiaram o evento.
O acendimento da pira foi o primeiro ato da cerimônia e foi feito pelo atleta Expedito Pereira da Silva, acompanhado de atiradores do Tiro de Guerra. Em seguida, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e do município, enquanto o Hino Nacional era entoado pela Orquestra de Metais Lyra de Bragança Paulista.
A Banda Sinfônica Jovem, então, recepcionou o público e as autoridades, que do palanque acompanharam todo o desfile.
Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras abriram a apresentação, seguidos dos atiradores do Tiro de Guerra 02-009 e de crianças e profissionais que atuam em fanfarras do Projeto Música na Escola nas seguintes escolas municipais: Professor Joaquim Theodoro da Silva, Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Especial, Comendador Hafiz Abi Chedid, José Murillo Arruda, Desembargador Paulo Sérgio F. de Oliveira, Professor Francisco Murilo Pinto, Professora Creusa Gomes de Azevedo, Dr. Jorge Tibiriçá, Professor Fernando Amos Siriani, Augusto Vasconcellos e Professor Orlando Pinto de Oliveira.
Também desfilaram alunos da E. M. Professor Orlando Pinto de Oliveira que participaram recentemente da primeira turma de Agentes Mirins da Defesa Civil.
A Orquestra de Metais Lyra de Bragança Paulista proporcionou o momento mais emocionante do desfile cívico. Além de os jovens demonstrarem grande habilidade com os instrumentos, fizeram o público levantar, acompanhar nas palmas e soltar a voz para cantar o refrão “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.
A Banda Municipal também parou diante do palco para se apresentar às autoridades, assim como a Fanfarra da Escola Estadual Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti. Na plateia, muitos aplausos saudavam os que desfilavam.
Também passaram pela Passarela Chico Zamper, na manhã desse sábado, os grupos da Terceira Idade, Solar Amigo, Reviver/CRB, Escola de Samba Realeza Imperial e Clube da Melhor Idade Dourada, além da Adef (Associação dos Deficientes Físicos de Bragança Paulista), Colégio Educare, JCC (Programa Jovens Construindo a Cidadania), Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Projeto Dança e Cidadania, Projeto Guri, Projeto Violeiros do Rio Jaguary e escolas de samba da cidade.
Logo depois, jovens do Núcleo de Dança Específica Tradição e Ousadia ocuparam a atenção do público, seguidos por atores do Grupo de Teatro da USF (Universidade São Francisco) e integrantes de projetos da área esportiva, como futebol, handebol, capoeira, judô, vôlei, tênis de mesa, natação paraolímpica, atletismo paraolímpico, natação convencional e atletismo convencional.
Alunos das Escolas Estaduais Professora Matilde Teixeira de Moraes, Bruno Florenzano, Cásper Líbero, Coronel Francisco de Assis Gonçalves, Desportista Inaldo Manta, Dom José Maurício da Rocha, Dr. Fernando Amos Siriani, Dr. Sílvio de Carvalho Pinto Jr., Ismael Aguiar Leme, José Guilherme, Ministro Alcindo Bueno Assis, José Nantala Bádue, Marcos Antônio da Silva Guimarães, Paulo Silva, Sebastião Ferraz de Campos, Siles Coli, Professora Maria José Moraes Salles, Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti e os grupos de escoteiros Jaguary e Gebrapa antecederam a parte final do desfile, que contou com a apresentação de viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Municipal.
O encerramento ficou por conta da Cavalaria da GM.
As autoridades presentes não se manifestaram durante o desfile. Em determinado momento, um grupo de manifestantes de cerca de seis pessoas, que bradava se tratar do 3º Grito dos Excluídos, apareceu com cartazes que falavam do número de cargos de confiança na Prefeitura. Um deles se aproximou do palco e entregou um desses cartazes ao prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que o rasgou. Pessoas que viram o ocorrido chegaram a aplaudir o ato do chefe do Executivo. Mas o manifesto não ganhou destaque. Após o encerramento, o prefeito desceu do palanque e cumprimentou diversas pessoas, inclusive manifestantes.
0 Comentários