Em Dia com o Leitor: falta de apoio do poder público e da iniciativa privada leva projeto a Atibaia

Instituto Entrando Em Cena atua na cidade vizinha neste ano

 

A leitora Viviane Lessa enviou ao Jornal Em Dia um e-mail em que conta um pouco sobre a atuação do Instituto Entrando Em Cena na cidade e os motivos que levaram o projeto para a vizinha Atibaia. Confira:

 

“Entre 2012 e 2013, o Instituto Entrando em Cena realizou em Bragança Paulista, com patrocínio das empresas CSN e Capricórnio Têxtil, por meio da Lei Rouanet e ProAC-ICMS, os projetos: “Entrando em Cena – Primeiro Ato”, que atendeu 50 jovens, durante um ano, através de um completo programa gratuito de arte-educação, e foi finalizado com a montagem do espetáculo “Vá com Zeus”; o festival de artes cênicas “Entrando em Cena Apresenta”, com a apresentação de 16 espetáculos gratuitos por toda a cidade; e o “Entrando em Cena no Mundo”, que atendeu 35 jovens, gratuitamente, através de um programa de formação de jovens empreendedores.

O projeto “Entrando em Cena – Primeiro Ato” englobou atividades de arte-educação nas linguagens de teatro, circo e danças brasileiras, oficinas técnicas complementares abertas à comunidade, oficinas socioculturais, a montagem de um grande espetáculo com os jovens participantes, que ainda circularam pela cidade realizando quatro apresentações no Centro, na periferia e na zona rural.

O Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” trouxe para a cidade durante todo o mês de agosto do ano passado 16 espetáculos gratuitos abertos para toda a comunidade, divididos em Mostra Principal, Mostra Cena Bragantina e ainda o espetáculo “Vá com Zeus”, produzido pelo Instituto Entrando em Cena.

O projeto “Entrando em Cena no Mundo” ofereceu a 35 jovens de Bragança Paulista a oportunidade de transformar o mundo, formando empreendedores socioculturais por meio de oficinas de criação, desenvolvimento e gestão de projetos socioculturais e do lançamento de um edital que selecionou três destes projetos para receber apoio financeiro e técnico para implementação.

Foram investidos R$ 500 mil na realização dessas ações, que movimentaram a cultura de Bragança Paulista em todos os âmbitos: formação de jovens artistas; formação de jovens empreendedores socioculturais; produção e circulação de bens culturais; formação de plateia; além de ter empregado diversos profissionais e a contratação de serviços na área cultural, e gerado a multiplicação de diversas ações culturais transformadoras.

Apesar de cumprir a importante função de oferecer cidadania cultural à população, as ações do Instituto Entrando em Cena na cidade foram finalizadas em dezembro de 2013.

Para garantir um trabalho contínuo em Bragança Paulista como o Instituto Entrando em Cena gostaria, é imprescindível uma parceria com o poder público, assim como o patrocínio de empresas privadas da região, que podem inclusive se beneficiar de incentivos fiscais através das leis de incentivo à cultura.

O Instituto Entrando em Cena acredita na missão de utilizar a arte e a cultura para a transformação social e continua a espera de propostas que possam garantir a continuidade de suas ações em Bragança Paulista.

EM ATIBAIA

Apesar da grande repercussão na sociedade, interesse dos jovens, e do poder de transformação social e de multiplicação de seus projetos, o Instituto Entrando em Cena interrompe suas atividades em Bragança Paulista e inicia 2014 levando para Atibaia seus dois projetos modelos: Primeiro Ato e Entrando em Cena no Mundo.

O projeto “Primeiro Ato”, em Atibaia, será realizado pela Difusão Cultural e pela Prefeitura da Estância Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, com a metodologia e a parceria do Instituto Entrando em Cena, e oferecerá a 50 jovens, de 13 a 17 anos, a oportunidade de participar de um programa gratuito de formação artística com foco nas Artes Cênicas, que acontecerá durante todo o ano de 2014, no Jardim Imperial.

Já o projeto “Entrando em Cena No Mundo” irá oferecer a 30 jovens, com idade a partir de 15 anos, oficinas de Empreendedorismo Social. A proposta é que os interessados participem de oficinas semanais de criação, desenvolvimento e gestão de projetos socioculturais durante três meses. Após as oficinas, os projetos serão avaliados e três deles serão premiados com apoio financeiro e técnico para sair do papel.  O “Entrando em Ce-na no Mundo” será realizado pelo Instituto Entrando em Cena, com patrocínio da CSN, através da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura da Estância Atibaia, e parceria da Difusão Cultural.

Viviane Lessa

Diretora do Instituto

“Entrando em Cena”

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image