Engenheiro explicita o estado crítico do Sistema Cantareira

Mais uma sessão ordinária foi realizada na tarde de terça-feira, 13, na Câmara Municipal de Bragança Paulista. O manifestante da Tribuna Livre, o engenheiro Michele Consolimagno, apresentado pela vereadora Gislene Cristiane Bueno, discorreu sobre o Sistema Cantareira e a escassez hídrica.

Em sua fala, ele mostrou uma apresentação em slides com dados sobre o assunto, explicando-os.

O Sistema Cantareira, composto por um conjunto de seis represas, Paiva Castro, Águas Claras, Cachoeira, Atibainha, Jaguari e Jacareí, foi projetado para durar 30 anos. Na época de construção, o slogan era “Água para o ano 2000”. O problema é que já se passaram 14 anos e a situação atual do sistema é crítica devido à falta de chuva.

Michele explicou que desde 1960, quando começou a medição, nunca choveu tão pouco. Em janeiro deste ano, o pior índice pluvial foi registrado. Foi o mês mais quente da cidade de São Paulo.

Desde então, a situação tem se agravado. No mês de maio, de acordo com ele, choveu 1 mm no dia 9, sendo que, até esse dia, havia chovido apenas 3 mm. A mínima histórica registrada foi de 8,8 mm.

O engenheiro concluiu que será necessário um racionamento preventivo, uma vez que a utilização do volume morto de água vai durar até setembro deste ano. “Não há saída”, afirmou Michele.

O manifestante disse, também, que as autoridades de Bragança Paulista não participam das reuniões e eventos realizados pela ANA (Agência Nacional de Águas), que abordam o assunto e propõem soluções diante da criticidade do Sistema Cantareira.

A vereadora Gislene Bueno pediu que uma solicitação seja encaminhada ao prefeito Fernão Dias da Silva Leme para que ele se manifeste no sentido de propor ações preventivas, como trabalhos em escolas, bairros e conscientização em massa. Além disso, ela propõe que ele visite a cidade de Extrema-MG e conheça o projeto “Conservador das Águas”, que é referência.

Por fim, a vereadora agradeceu a presença de Michele.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image