Ensaio sobre a Cegueira será exibido na próxima sessão do Cine Diálogo

Videoinstalação com filmes produzidos durante Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola fica no Mercado Municipal até dia 15 de dezembro

 

Nesta terça-feira, 25, às 19h30, o Cine Diálogo exibe, no Mini-Mis Casinha do Lago, o filme Ensaio sobre a Cegueira, do diretor brasileiro Fernando Meirelles, baseado no romance do escritor português José Saramago.

O filme conta a história de uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira branca que atinge a população. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é atingida pela doença.

O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que se vê o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida.

O convidado para o bate-papo pós-sessão é Thiago Cervan, que desenvolve trabalhos com arte em diversos contextos. É poeta, videomaker, artista visual, além de agitador cultural. É autor dos livros de poesia Sumo Bagaço e Dentro da Betoneira.

 

VIDEOINSTALAÇÃO NO MERCADO MUNICIPAL

 

Desde o dia 15 de novembro, o Projeto Imagens Vivas mantém uma videoinstalação, parte de uma pesquisa – ação em audiovisual, no Mercado Municipal. O objetivo é convidar os visitantes a experimentar a cidade a partir de diferentes paisagens poéticas, visuais e sonoras.

Sob a orientação do Coletivo Garapa e Diego Lajst e Juliana Nadin, do Galeria Experiência,  jovens estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de Bragança Paulista produziram quatro filmes em curta-metragem em processo de trabalho criativo e colaborativo.

Dentre os múltiplos temas e linguagens discutidos durante as Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola, os estudantes elegeram a questão da água como principal proposição poética para a construção de novas narrativas sobre a cidade.

Os filmes podem ser assistidos no Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funk até o dia 15 de dezembro.

O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://www.facebook.com/ConexoesBragantinas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image