Evento de conscientização sobre a violência sexual contra menores acontecerá sábado

No próximo sábado, 17, vai ocorrer na Praça Raul Leme, no Centro, uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O evento terá início às 9h e, às 9h30, vai ocorrer uma passeata com a finalidade de chamar a atenção da população sobre o problema do abuso sexual contra menores na cidade. Todos podem participar desse ato. Pede-se que os manifestantes trajem, ao menos, uma peça branca e levem cartazes de apoio à causa.

Durante o evento, haverá apresentações artísticas dos alunos do JCC (Jovens Construindo a Cidadania), que é um programa da Polícia Militar, e de coral, dança e teatro do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo). O palhaço Braguinha também estará presente, apresentando-se.

Em outros pontos da cidade, serão colocados faixas e cartazes com imagens e dizeres sobre o tema.

A data foi escolhida em memória ao Caso Araceli. Era 18 de maio de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi sequestrada e, após ser drogada, espancada e estuprada, foi violentamente assassinada por membros de uma família tradicional na cidade de Vitória, Espírito Santo. Muitos acompanharam o caso, porém, nenhum dos culpados foi punido devido à falta de denúncias. Em 1998, foi proposto um projeto de lei estabelecendo o dia da morte de Araceli como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O projeto se tornou a Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Desde então, este dia é utilizado para conscientizar a sociedade e autoridades sobre a gravidade de crimes de violência sexual cometidos contra menores.

Para denunciar esse tipo de crime ou dar informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas ou solicitar dados sobre conselhos tutelares, os cidadãos devem ligar no Disque 100. A identidade do denunciante ou informante é mantida em sigilo absoluto.

O serviço funciona todos os dias da semana, das 8h às 22h, inclusive nos feriados.

Em Bragança Paulista, além do Disque 100, o cidadão pode ligar para 153 ou 190 para denunciar os crimes de violência sexual contra menores.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image