Na tarde de terça-feira, 13, realizou-se a 15ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Bragança Paulista. Na oportunidade, a manifestante da Tribuna Livre falou sobre o Sama (Serviço Assistencial Médico Alimentar).
Apresentada pelo vereador Natanael Ananias, a presidente do Sama, Ana Lídia Piniano de Oliveira, apresentou a entidade aos presentes e pediu aos vereadores que a visitem, conheçam o trabalho lá realizado e também prestigiem o 6º jantar beneficente, que terá os recursos financeiros arrecadados revertidos à instituição.
O Sama é um abrigo assistencial, localizado no Jardim Santa Lúcia, que recebe crianças e adolescentes de ambos os sexos, cujo objetivo estatutário é dar amparo e proteção a eles, sem fazer distinção de raça, cor, condição social, credo político e religioso.
A maior parcela dessa clientela provém da zona norte da cidade. No geral, a negligência é o principal motivo que faz com que as crianças e adolescentes sejam conduzidos à instituição, onde passam a morar.
Ana Lídia explicou que, ao serem encaminhados para o Sama, os menores devem entender que suas famílias serão reestruturadas nesse período em que eles estarão ausentes, para isso, são atendidos por profissionais que vão trabalhar com a adaptação da separação da família de origem e sua nova moradia. Continuou dizendo que o trabalho não termina quando a criança vai embora do abrigo, mas continua por seis meses em contato com a família, assistindo-a.
“As nossas crianças são diferentes na rede municipal de ensino”, enfatizou Ana, ao expor que as crianças são bem cuidadas e vão à escola devidamente uniformizadas, arrumadas e limpas, além de realizarem aulas de reforço no período de contraturno escolar, ministradas por uma pedagoga do abrigo.
De acordo com a presidente, o Sama possui, atualmente, um quadro de funcionários composto por 52 profissionais que cuidam dos 24 abrigados, ressaltando que ainda faltam funcionários para atender aos menores, além da excelência, uma vez que o trabalho feito já é excelente. A capacidade do Sama é para 35 crianças.
Dirigindo-se aos vereadores, Ana pediu que visitem o abrigo e conheçam suas instalações, além dos serviços prestados, haja vista sua importância para a cidade.
O vereador Natanael Ananias parabenizou o trabalho realizado no Sama, onde as crianças e adolescentes são bem cuidados pela grande equipe. “Grande em qualidade”, disse o vereador.
Ele reforçou o pedido de visitas feito por Ana Lídia aos demais vereadores e completou afirmando que Bragança Paulista tem uma instituição séria, que presta um trabalho de importância vital aos abrigados.
Os vereadores Paulo Mário Arruda de Vasconcellos, Gislene Cristiane Bueno, Jorge Luís Martin, Rita Valle e Juzemildo Albino da Silva também cumprimentaram a presidente do Sama, parabenizando-a pela iniciativa e pelo trabalho realizado na cidade.
FAMÍLIA DE APOIO
O Família de Apoio é um programa de voluntariado do Sama, por meio do qual o interessado pode acolher uma ou mais crianças e adolescentes por alguns dias ou até horas.
“Esse programa forma na criança uma ideia do que é a família”, comentou Ana Lídia.
Para ser Família de Apoio, o interessado, independente de seu estado civil, deve ser maior de 21 anos de idade. É necessário seu comparecimento ao Sama para o preenchimento da ficha de inscrição e uma entrevista com a equipe técnica.
A importância desse voluntariado é possibilitar ao acolhido a oportunidade de conhecer uma família dentro dos quesitos normais desejados.
A presidente completou dizendo que, embora haja dificuldade em acolher uma criança, eles têm conseguido mostrar o valor desse trabalho, cujos resultados são vínculos de amizade muito grandes.
JANTAR BENEFICENTE
O Jantar Beneficente é um evento realizado anualmente pelo Sama, em que a renda arrecadada é revertida para o suprimento das despesas do abrigo, além de reformas nos cômodos e ambientes.
A 6ª edição será realizada no dia 25 de julho, no Espaço Bartô, e contará com buffet completo, banda ao vivo e atrações artísticas. Os interessados podem adquirir o convite individual, cujo valor é R$ 140,00, pelo telefone (11) 4035-1515.
Caso a pessoa não consiga buscar o convite no Sama, ele será enviado até ela, de modo que não perca o evento.
As mesas são de oito ou dez lugares. Assim, os interessados podem adquirir os convites para a mesma mesa, se desejarem.
0 Comentários