Sessão também teve destaque para os 20 anos da ABL e apresentação da Polícia Militar sobre segurança pública
Na 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bragança Paulista, realizada na terça-feira 10, os vereadores aprovaram, em 1º turno, o Projeto de Lei 18/2025, que propõe a inclusão do FliB (Festival Literário de Bragança Paulista) no Calendário de Eventos do Município. Na Tribuna Livre, os convidados falaram sobre os 20 anos da ABL (Academia Bragantina de Letras) e sobre a segurança pública.
A proposta é de autoria do vereador Tião do Fórum e foi aprovada de forma unânime pela Casa Legislativa. O FliB, cuja primeira edição ocorreu em 2024, é um evento cultural gratuito promovido pela ABL, que reúne palestras, exibições de filmes, lançamentos de livros, venda de obras literárias e sessões de autógrafos. De acordo com o autor da matéria, o festival tem como objetivo “promover a cultura e a literatura, ao propiciar um ambiente enriquecedor para entusiastas e amantes da leitura”. A proposta ainda será comprovada no 2º turno, na próxima semana.
O primeiro participante da Tribuna Livre foi o comandante interino da 1ª Companhia da Polícia Militar de Bragança Paulista, 1º tenente PM Aruan Baccaro de Freitas, que apresentou dados e informações sobre a atuação da corporação no município. A 1ª Cia da PM atende, além de Bragança Paulista, os municípios de Tuiuti, Pinhalzinho, Pedra Bela, Joanópolis e Vargem.
Baccaro também apresentou os índices de criminalidade deste ano e afirmou: “São números generosos que mostram que Bragança é uma das cidades mais seguras”. Segundo o comandante, o PM atua ainda em missões conjuntas com as demais forças de segurança dos municípios. “O telefone da PM é o único número que as pessoas conhecem. É o nosso dever atender com excelência todas as ocorrências. E, mesmo que não seja da nossa atribuição, iremos atender e encaminhar”, comentou.
A segunda inscrita na Tribuna Livre foi a presidente da ABL, Lúcia Inês Ribas de Souza Siqueira, que falou sobre os 20 anos de atuação da associação. Lúcia explicou que a ABL, com sede provisória no Bairro do Matadouro, possui 25 cadeiras que homenageiam os patronos da literatura e da cultura de Bragança Paulista.
Além de destacar os 20 anos da entidade, Lúcia comentou sobre o FliB, realizado no ano passado. "Foram três dias de evento no Centro Cultural, com palestras, workshops, teatro, grupos de conversa para todas as idades. Cerca de duas mil pessoas passaram por lá. Para nós, é uma vitória", completou. Além do FliB, a ABL desenvolve muitos outros projetos, inclusive em parceria com a Câmara Municipal, como palestras realizadas mensalmente.
***
0 Comentários