Nova escola do Sesi é inaugurada no Jardim da Fraternidade

Na manhã de sexta-feira, 26, foi inaugurada a nova escola do Sesi (Serviço Social da Indústria) em Bragança Paulista. Apesar de já estar em funcionamento, a unidade ainda não havia sido oficialmente inaugurada.

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, realizada nas dependências da própria escola, que está localizada no Jardim Fraternidade.

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e de outras entidades ligadas à indústria, Paulo Skaf, foi recebido pelo prefeito Fernão Dias da Silva Leme, pela vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, pela primeira-dama Rosângela Leme e por vereadores, ex-prefeitos, prefeitos e vereadores de municípios vizinhos e secretários municipais.

Paulo Skaf caminhou entre os presentes e cumprimentou várias pessoas. Alunos, pais e funcionários da escola puderam tirar fotos com ele. Pelo caminho até chegar à quadra poliesportiva, onde a cerimônia foi organizada, apresentações diversas foram preparadas por professores e alunos do Sesi.

Muitas autoridades foram convidadas a subir ao palco da solenidade. A primeira a discursar foi o superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, Wálter Vicioni. Ele citou o diálogo entre Alice e a rainha, no livro Alice e o País das Maravilhas, em que a rainha diz pensar em seis coisas impossíveis todos os dias, antes do café da manhã. “Paulo Skaf é assim. Ele pensa em seis coisas impossíveis antes do café da manhã”, afirmou.

Vicioni acrescentou que a lua anda devagar, mas atravessa o céu inteiro e considerou que é isso que o Sistema Sesi e Senai tem feito. Ele também afirmou que há diferença entre treinamento e educação porque o treinamento iguala, mas a educação diferencia, e destacou que os alunos que passarem pelo Sesi e Senai de Bragança Paulista vão contribuir para o desenvolvimento do país.

O superintendente do Sesi-SP ainda agradeceu a Paulo Skaf, em nome dos funcionários da escola, por ter a visão de aliar o crescimento do estado e do país ao crescimento das pessoas, o que se consegue só por meio da educação, segundo ele. “O país cresce quando as pessoas crescem. Muito obrigado”, concluiu.

O prefeito de Bragança Pau-lista, Fernão Dias, foi então convidado a discursar. Breve, ele apenas registrou a satisfação para a cidade em receber os investimentos das unidades Sesi e Senai e afirmou que os exemplos dizem mais do que as palavras. “E você é um homem de exemplo”, disse, referindo-se a Paulo Skaf. Em seguida, Fernão Dias passou a palavra à vice-prefeita e secretária da Educação, Huguette, dizendo que ela dedicou 27 anos de sua vida ao Sesi e, por isso, quebraria o protocolo.

Huguette mencionou o início das atividades do Sesi em Bragança, ainda em prédio alugado, nas dependências da Igreja de São Benedito, na Vila Bianchi. Ela contou que, na época, os professores andavam pelas ruas do bairro perguntando aos pais se queriam matricular os filhos na escola. Esse trabalho era feito no intuito de formar as primeiras turmas. Depois, Huguette lembrou que, como secretária da Educação, conseguiu disponibilizar um prédio novo para que a escola Sesi 012 fosse deslocada, já que não era mais o intuito da entidade pagar aluguel e havia a possibilidade de que a escola fosse embora. Assim, ela demonstrou alegria em presenciar a inauguração da nova escola Sesi, “principalmente pelo bem que o Sesi nos dá”, e atribuiu qualidades como “seriedade, compromisso e visionários” ao sistema de ensino da indústria. “Faço parte disso de maneira intensa. Construímos um sonho juntos e hoje ele se realiza”, finalizou a vice-prefeita, indicando que é preciso incentivar os jovens a sonhar mais.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, iniciou seu discurso agradecendo a todos e pedindo desculpas pelo atraso. Ele contou que logo que foi eleito para a Fiesp já começou a tratar da possibilidade de novas escolas Sesi e Senai para Bragança, ressaltando que a obra do Sesi já estava entregue e que a do Senai será concluída até o final deste ano.

Paulo Skaf destacou que obras como a da escola Sesi em Bragança dependem da boa vontade de muita gente, mas que graças ao apoio de autoridades, órgãos governamentais e pais de alunos, as aprovações são sempre unânimes. Ele mencionou as instalações da nova unidade, mas disse que além da estrutura física, o mais importante é que pela escola passarão milhares de pessoas que vão receber o maior patrimônio que o ser humano pode ter, o conhecimento. “Vamos pegar da sociedade uma criança de seis anos e vamos devolver um jovem de 18 anos, com ensino básico de qualidade, preparado para a vida, para um curso superior. Esse é o grande prazer que tem a indústria”, disse Skaf, explicando que a nova escola Sesi conta com ensino em tempo integral e que os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio poderão fazer cursos de capacitação na escola Senai, assim que ela for inaugurada.

Skaf também falou dos planos de inaugurar, até 2014, 50 escolas Sesi e 20 do Senai em todo o estado de São Paulo, afirmando que é um privilégio ser presidente das entidades que representam a indústria.

E, falando em privilégio, Paulo Skaf contou que os alunos do Sesi têm aulas sobre os princípios da robótica. Ele disse que muitos deles viajam para países como Alemanha, Estados Unidos e Austrália para competir. Uma carreta de nanotecnologia estava estacionada na entrada da escola. De acordo com Skaf, apenas na Europa deve haver algo parecido com ela, pois em outros países não há. “Temos que nos orgulhar. Esse é o Brasil que a gente sonha. Temos que ter povo educado, educação de qualidade, porque não se tem competitividade sem educação de qualidade”, afirmou.

O presidente da Fiesp disse ainda que o Sesi hoje conta com 500 mil alunos e o Senai, um milhão. “Nosso sonho é que isso um dia chegue a todos os cantos do Brasil”, declarou.

Finalizando, Paulo Skaf disse que milhões de crianças vão passar pelas escolas Sesi e Senai de Bragança Paulista e garantiu que elas vão aprender e, assim, contribuir para o Brasil ser um lugar melhor. Ele pediu então aplausos para os educadores do Sesi, Senai e de todo o Brasil, encerrando seu discurso.

 

NOVA ESCOLA SESI DE BRAGANÇA VALE POR SEIS, DIZ SKAF

 

A nova escola Sesi de Bragança Paulista foi construída em terreno doado pela Prefeitura, assim como a do Senai, que ainda está em construção. A obra, contudo, foi realizada apenas com recursos do próprio Sistema Sesi de Ensino.

Em coletiva, Paulo Skaf avaliou que as duas escolas Sesi que haviam em Bragança, a 012 e a 364, eram pequenas e não tinham recursos, mas que a atual vale por seis. “Bragança tinha duas escolas pequenas e sem recursos. Hoje tem uma que vale por meia dúzia e não por duas. Quando você fala em ensino em tempo integral, a carga hora/aluno dobra, então nós aumentamos o número de alunos e dobramos a carga hora. O aluno chega às 8h e fica até às 5h da tarde. Nós temos aqui estrutura esportiva, laboratório de informática, de química, de física, coisas que nas escolas antigas não tinha. Enfim, nós temos outro ambiente de escola”, disse.

O presidente da Fiesp destacou ainda que a nova escola Senai também será maior que a atual e que o Sesi e Senai juntos serão responsáveis por quase 10 mil matrículas por ano na cidade.

Skaf também mencionou que conseguiu fazer muito mais do que prometeu nesses anos como presidente das entidades da indústria. “Se eu pegar os discursos de posse, da época que fui eleito, eu falei muito menos do que fiz, graças a Deus. Eu não assumi compromisso de fazer 100 novas escolas do Sesi e fizemos. Não assumi compromisso de fazer ensino integral no Sesi e fizemos. Não assumi compromisso de por Ensino Médio no Sesi e pusemos. As faculdades do Senai, fizemos. Enfim, o discurso foi bem mais acanhado do que a gente conseguiu fazer, graças a Deus”.

O presidente da Fiesp ainda falou de lutas travadas, como a redução da energia elétrica. “A redução na energia elétrica foi importante, foi uma conquista não só para a indústria, para o comércio, agricultura e para todos os brasileiros. Era uma cobrança errada, foi corrigido o erro e ficou de forma mais justa, então é gratificante quando você defende uma bandeira, que beneficia a todos e lógico, uma bandeira correta, honesta”, observou.

Sobre a atuação política, Skaf disse que não está pensando nisso neste ano, mas que para 2014 será inevitável não pensar. “Algumas pessoas falam que político é coisa ruim, eu não acredito nisso. Nós somos democratas e democracia tem política e não tem política sem político. Se a sociedade acha que precisa melhorar a classe política, que eleja pessoas melhores. O que a gente tem que fazer é entrar na política e fazer de forma diferente. É por isso que eu entrei na política, pra tentar ajudar, eu entrei em 2009, foi a primeira vez que eu tive uma filiação partidária e me orgulho em dizer que sou um político brasileiro, filiado ao PMDB. Fui candidato a governador de São Paulo em 2010, foi a primeira vez, não foi possível me eleger, mas, vamos ver no futuro, não é. Este ano não estou pensando em política, estou pensando em trabalhar e tem muito trabalho. O ano que vem, vamos ter Copa do Mundo nos primeiros meses e depois só política e aí vamos ver o que o destino nos reserva para o ano que vem”, concluiu.

 

A ESCOLA SESI  DE BRAGANÇA

 

O Sesi de Bragança Paulista conta com 19 salas de aula, duas áreas de convivência, uma biblioteca escolar com acervo atualizado, dois laboratórios de informática educacional, um laboratório de ciência e tecnologia, um laboratório de química e biologia, um laboratório de física, uma sala de música, uma sala de artes cênicas, uma sala multidisciplinar, cozinha com despensa e refeitório e quadra poliesportiva coberta.

Dos 950 alunos, 502 são atendidos em tempo integral e a escola também oferece Ensino Médio para 160 alunos.

O Sistema Sesi de Ensino está presente em 110 municípios, com 55 Centros de Atividades e 211 escolas.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image