A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, por meio da Patrulha Agrícola, tem orientado os produtores rurais a adotarem medidas de conservação do solo agrícola de modo a evitar a erosão, processo natural de desgaste do solo, em decorrência de vários fatores, como água, vento e pela ação do homem.
Na semana passada, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios realizou uma visita a uma propriedade do bairro Bom Retiro dos Mourões e constatou, no âmbito do programa Patrulha Agrícola, a presença de palhada (restos de matéria vegetal sobre o solo).
A manutenção da cobertura vegetal é a prática mais simples e econômica de prevenção à erosão. Na área visitada, a palhada constituía-se de restos vegetais oriundos da roçagem de matos.
A palhada é essencial, principalmente no período de pousio, época em que o solo não é ocupado para a cultura agrícola. Desse modo, manter o solo coberto com restos vegetais permite a interceptação da água da chuva, bem como o amortecimento do impacto por ela provocado. Isso, a longo prazo, evita a degradação da terra de cultivo. Além disso, a manutenção da palhada mantém o solo à temperatura ideal. Posteriormente, essa cobertura vegetal é decomposta pelos organismos presentes no solo, até o estágio de húmus, principal adubo orgânico.Cabe ressaltar que a cobertura vegetal, inibe o crescimento de plantas invasoras, fato que permite economia na aplicação de herbicidas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios coloca-se à disposição dos produtores rurais que queiram receber orientações técnicas, acerca de outras práticas sustentáveis de conservação do solo. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone 4035 7670 ou e-mail agronegocios@braganca.sp.gov.br.
0 Comentários