Foi inaugurada na tarde da última quinta-feira, 27, a Piscina Maria Astrid Dubard, no Júlio Mesquita.
Estiveram presentes no evento, o prefeito Fernão Dias, a vice-prefeita e secretária da Educação, Huguette Theodoro da Silva, secretários municipais, vereadores, atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro, sociedade civil e demais autoridades.
O local, que ficou mais de um ano fechado para a realização das obras, será um centro de formação de nadadores profissionais. Em razão disso, nadadores do Comitê Paralímpico Brasileiro realizaram uma apresentação aquática na mais nova piscina semiolímpica do município.
Estiveram presentes os atletas Daniel Dias, Matheus Silva, Edênia Garcia, Susana Schnarndorf, Ítalo Pereira, Roberto Rodrigues, Caio Amorim, Talisson Henrique Glock, Vanilton Filho, Andrey Pereira Garbe, Jean Gomes Oliveira e Clodoaldo Silva.
A homenageada que leva o nome da piscina, a professora de Educação Física aposentada, Maria Astrid Dubard, também esteve presente no local e acompanhou a apresentação dos atletas paraolímpicos.
O prefeito Fernão Dias destacou que a piscina é de toda a população e que o objetivo é fazer com que o jovem bragantino possa se profissionalizar nesse esporte e também fazer com que a pessoa que não se profissionalize possa, por meio da inclusão social, também usufruir do local.
O prefeito afirmou, ainda, que necessita da dedicação e colaboração da população para cuidar dessa nova conquista para Bragança. A preservação do patrimônio público é algo importante para a continuidade do trabalho e, somente assim, todos os munícipes poderão usufruir da piscina.
O octacampeão paraolímpico brasileiro Daniel Dias, que reside e treina em Bragança, agradeceu ao prefeito pela iniciativa e destacou ser um sonho antigo ter uma boa piscina, acessível a todos, em que fosse possível trazer competições e formar grandes atletas.
A piscina chegou a ser inaugurada em dezembro de 2012, mas nunca foi utilizada pela população em razão das obras não estarem, na época, totalmente concluídas.
Com isso, a Administração Municipal realizou durante este período o restante do trabalho e fez a inauguração do local, agora com todas as etapas de construção concluídas.
Os problemas nas obras eram muitos: o padrão de força estava inadequado e foi necessária a compra de um transformador; a piscina estava com vazamento, em que 635 mil litros foram desperdiçados; o aquecimento solar foi colocado, mas não estava funcionando; a água do banheiro escorria em direção à piscina; os refletores estavam deteriorados e sem lâmpadas; os pedestais de salto estavam todos soltos; as janelas do ginásio não tinham grade de proteção; entre outras dificuldades.
A antiga quadra de futsal foi transformada em piscina e terá água aquecida, por meio de seis trocadores de calor, comprados pela atual Administração. A piscina contará com treinamento de atletas das fases de iniciação, intermediário e avançado, além de uso para projetos sociais.
0 Comentários