A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou, na quinta-feira, 28, uma sessão solene em que foram homenageados 12 policiais militares. A eles, os vereadores entregaram medalhas de “Policial Destaque do Ano”.
A solenidade contou com a presença dos vereadores Antônio Bugalu, Natanael Ananias, Jorge Luís Martin, Juzemildo Albino da Silva, Leonel Pereira Arantes e Paulo Mário Arruda de Vasconcellos.
Autoridades também prestigiaram o evento, como o deputado estadual Beto Trícoli, o comandante interino do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Júlio Fabiano Sueiro, o promotor de Justiça, Dib Jorge Neto, e Francisco das Chagas Alves, instrutor do Tiro de Guerra 02-009.
Após a execução do Hino Nacional, alguns vereadores fizeram uso da palavra.
Jorge falou do valor das famílias, que ficam com o coração apertado quando o jovem decide ser policial militar. Ao entrar na corporação, o vereador disse que eles se deparam com bons exemplos, que acabam até promovendo transformações positivas em suas vidas. Jorge citou como bom exemplo o conhecido PM Menin. O vereador falou ainda de programas como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e JCC (Jovens Construindo a Cidadania), que promovem integração com a comunidade, e destacou o trabalho da Força Tática, que atua diariamente nas ruas. “Todos os milicianos demonstram ser possuidores de grande tirocínio pela cidade e ter amor à causa pública, o que enaltece a corporação frente à comunidade local”, declarou Jorge.
Juzemildo considerou importante a homenagem porque coloca em destaque o trabalho da polícia, que muitas vezes é perseguida e condenada injustamente. O vereador registrou também que é preciso promover ações mais preventivas do que punitivas.
Paulo Mário também falou dos familiares dos policiais, afirmando que os profissionais saem sem a certeza da volta no fim do dia. Ele ironizou ao dizer que hoje em dia está muito fácil ser policial com os bons armamentos, viaturas, salários e efetivo completo que o estado promove. “Colocando a vida em risco por tudo isso”, disse, parabenizando todos os homenageados.
O deputado Beto Trícoli afirmou que a homenagem era mais do que justa, pois o 34º Batalhão presta trabalho valoroso à comunidade de Bragança e região. Ele apontou que o país inteiro passa por um realinhamento nas finanças, mas defendeu que serviços e funções essenciais sejam reconhecidos, como o trabalho da polícia, acrescentando que a dedicação dos profissionais da corporação certamente é maior do que seus salários.
O major PM Sueiro afirmou que os homenageados fazem parte de um seleto grupo, que apesar de não serem melhores que os demais colegas, estavam ali por terem se destacado durante o ano. O comandante interino do 34º Batalhão enfatizou que a coragem e a dedicação dos policiais é que os tornam merecedores da honraria e citou o lema da corporação: servir a comunidade e proteger vidas. O major finalizou afirmando que tem certeza que todos vão honrar as medalhas recebidas.
Então, foi feita a entrega das medalhas a cada um dos homenageados: segundo sargento PM Charles Zambalam de Almeida, cabo PM Jonas Fernandes Gomes, soldado PM Leandro Antônio Blando, soldado PM Vanessa Alves de Oliveira, soldado PM Adílson da Silva Oliveira, soldado PM Rodrigo Jorge Lobo, segundo sargento PM Amauri Lourenço Magdaleno, soldado PM Dário José da Silva, segundo sargento PM Carlos Roberto Dentello Júnior, soldado PM Marcelo Donato Negretti, cabo PM Glauco Pradella Teixeira da Cunha e soldado PM Rafael Matos Messias.
O cabo PM Jonas Fernandes Gomes discursou em nome dos colegas, dizendo que apesar de existirem várias modalidades dentro da corporação, juntas elas garantem a ordem pública. Ele observou que a profissão não é fácil, pois os policiais vão ao encontro do perigo, mas disse que era gratificante receber a homenagem. Jonas disse também que os policiais militares combatem todos os tipos de crime, mas, especialmente, o tráfico de drogas porque ele é a base dos outros crimes e responsável pela destruição de inúmeras famílias. “Não me pergunte se sou capaz, apenas me dê a missão”, com essas palavras ele encerrou seu pronunciamento, agradecendo a todos.
Em seguida, foi executada a Canção da Polícia Militar e os trabalhos foram encerrados.
0 Comentários