No último dia 30, a Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), em parceria com os grupos escoteiros Gebrapa e Jaguary, realizou a premiação do XIX Concurso Estudantil Prêmio Escritor Flávio Rodrigues, com o tema “Escotismo Sempre Alerta!”.
O evento que aconteceu no Napa (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno), na Vila Aparecida, foi conduzido por Fábio Siqueira do Amaral e contou com a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, representantes e membros dos grupos escoteiros, pais, alunos, diretores e professores, além dos escritores da Ases.
Compuseram a Mesa de Honra o chefe Guto, do Grupo Escoteiro Jaguary, a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, Apparecida Moreira, presidente da Ases, o vereador Jorge Luís Martin, conhecido como Jorge do Proerd, o chefe João Fabiano Godoy Silva, do Gebrapa, além de Maria Aparecida Prezoto, representando a Diretoria de Ensino, Donizeti Marcello Esteves Rodrigues e Idêi Esteves Rodrigues, filho e viúva do homenageado.
Uma peça teatral apresentada pelo Grupo Escoteiro Jaguary abriu a solenidade. Em seguida, Henriette Effenberger leu a biografia do homenageado, Aparecida Moreira entregou homenagens aos familiares do escritor e os membros da Mesa de Honra passaram a fazer uso da palavra.
O primeiro a discursar foi João Fabiano que, em nome do Gebrapa, falou da felicidade de ver os escoteiros terem sido lembrados pela Ases, da alegria das crianças ao receberem o folder para participar do concurso e desculpou-se com os professores, pelo grupo não ter conseguido atender aos vários pedidos de palestras.
Em seguida, Jorge do Proerd, que também integra o Gebrapa, falou do carinho com que os chefes escoteiros trabalham e enfatizou a frase escoteira “Sempre faça uma boa ação por dia!”.
Na sequência, a vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva fez uso da palavra e destacou a importância do trabalho da Ases, dos grupos escoteiros, das famílias e especialmente dos educadores, que se preocupam muito com a leitura, mostrando às crianças e jovens que é possível viajar o mundo sem sair do quarto ao ler um bom livro. “Despertar o gosto pela leitura é um trabalho de sedução. É preciso incentivar as crianças nos bancos escolares, fazendo-as sonhar. É um trabalho de construção. Nós gostamos do que construímos e precisamos do auxílio das famílias para que isso se concretize”, disse.
O último a falar foi Donizeti Marcello Esteves Rodrigues, filho do escritor Flávio Rodrigues, que agradeceu a homenagem e destacou o amor de seu pai pela cidade, especialmente pela região do Taboão. De acordo com Do-nizeti, a Escola Estadual Professor Paulo Silva tem esse nome graças a Flávio Rodrigues, que lutou muito para isso, uma vez que Paulo Silva era negro e deficiente e muitos não queriam que seu nome fosse dado à escola.
Em seguida, passaram a ser entregues os certificados, livros e troféus para os primeiros, segundos, terceiros colocados e menções honrosas, de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, participantes do XIX Concurso Estudantil, e para a professora Patrícia Franco Zaccara, da E.M. Dr. Jorge Tibiriçá, vencedora do concurso na categoria Professor.
No final da premiação, ainda houve sorteio de uma barraca de camping, uma bicicleta e um tablet, além de DVDs e camisetas.
0 Comentários