A Prefeitura informou que nessa quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2, realizou mutirões de cirurgia de catarata para reduzir a demanda de pacientes. A ação foi desenvolvida em parceria com a Santa Casa de Bragança Paulista e o procedimento aconteceu na Clínica de Olhos da entidade.
De acordo com os dados divulgados, 140 pacientes estavam agendados para serem operados e a decisão de realizar os mutirões foi tomada porque a Administração constatou que as cirurgias realizadas mensalmente não são suficientes para atender a demanda, o que acaba gerando um número alto de pessoas aguardando na fila de espera.
A Prefeitura informou ainda que um terceiro mutirão acontecerá no final do mês de maio, com o objetivo de operar outros 100 pacientes.
Todos os pacientes que fizeram a cirurgia estavam com os exames pré-operatórios em dia. A Administração Municipal informa que também estão programadas 32 cirurgias gerais por mês.
SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA
A catarata ocorre com a lesão do cristalino, lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina, diminuindo a visão. Com isso, o paciente começa a sentir a visão embaçada, tendo dificuldades em enxergar.
A cirurgia consiste em colocar uma lente, um cristalino artificial, como uma prótese de olho. As lentes são definitivas e não necessitam ser trocadas.
O munícipe que estiver com suspeita de catarata deve procurar a unidade de saúde mais próxima, munido de RG e cartão do SUS, onde os profissionais darão todas as orientações.
0 Comentários