Projetos criados durante oficinas do Entrando em Cena no Mundo começam a ser realizados

No mês de janeiro, aconteceram dois projetos criados durante as oficinas do Entrando em Cena no Mundo, promovidas pelo Instituto Entrando em Cena, a fim de formar jovens empreendedores sociais.

O primeiro deles, Crer para Ser, foi realizado durante um final de semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, na Comunidade da Graça, e teve como foco principal as crianças e adolescentes do assentamento Green Park. O segundo, Intervir, aconteceu no dia 25 de janeiro, no Mercado Municipal, e teve como intuito promover a gentileza e a solidariedade.

O projeto Crer para Ser, primeiro colocado do Prêmio Entrando em Cena no Mundo, foi dividido em duas etapas. No sábado, crianças e jovens participaram de uma oficina orientada pela equipe do Instituto Entrando em Cena, com a psicóloga Mônica Vidiz, a coordenadora Anita Gomes e a diretora Viviane Lessa. No domingo, aconteceu a “Feira de Profissões”, que contou com presença de profissionais convidados das mais diversas áreas, como mecânica, educação física, jornalismo, odontologia, serviço militar, fotografia, manicure, medicina, hip-hop, futebol, entre outras.

O resultado não poderia ter sido melhor. As empreendedoras do projeto, Larissa Lopes, Jacqueline Barbosa, Giovanna Fagundes e Carolina Godoy conseguiram mostrar grande potencial de realização e mobilização ao agregar profissionais voluntários e jovens monitores, também voluntários para um único objetivo: apresentar novas perspectivas e oportunidades às crianças e adolescentes do Green Park.

O projeto Intervir é a primeira atividade do grupo “A Tua Ação”, formado por Gabriel Lucas da Silva e Aline Zarur Pereira, e tem como foco a realização de intervenções em lugares abertos e movimentados. A intenção é acabar com a monotonia do cotidiano e provar às pessoas que a simpatia, a gentileza e a delicadeza são ações que ainda podem ser vistas em uma sociedade capitalista.  Gabriel participou das oficinas do Entrando em Cena no Mundo e mesmo não tendo recebido o prêmio oferecido aos projetos mais bem votados, resolveu seguir em frente junto à parceira Aline.

A ação, que a princípio seria realizada na Praça Raul Leme, foi transferida para o Mercado devido à maior concentração do público. Gabriel e Aline colocaram um cartaz pedindo para que as pessoas deixassem mensagens para um desconhecido. A ação despertou a curiosidade das pessoas, que se sentiram motivadas a ler e também escrever mensagens.

Depois, os jovens distribuíram rosas às passantes, pegando as pessoas de surpresa e as deixando bastante comovidas com o simples gesto de oferecer/receber uma flor.

O objetivo do projeto, que era sensibilizar as pessoas com pequenos gestos de gentileza e propor que fizessem o mesmo, foi alcançado e muito bem recebido pelos presentes. A projeção do grupo prevê uma arrecadação de livros para serem distribuídos em pontos da cidade. Como diferencial, a ideia é que quem doe coloque uma carta para quem vai receber e esta pessoa que recebeu doe para outra pessoa também com uma carta, consecutivamente. A missão é gerar gentileza.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image