news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: bolo de banana (com farinha de rosca)

Como sempre comento, cada receita carrega uma história e marca uma época da vida, tanto para quem cozinha como para quem degusta.

Este bolo de banana foi um marco na minha carreira profissional: marca minha chegada ao emprego com que sonhei desde formada e que, logo de imediato, não consegui; fui por outros caminhos logo que me formei, nos quais aprendi muito e adquiri experiências que me auxiliaram demais.


     Foto: arquivo Maria Inês

O sonho de ser professora no Colégio das Madres, onde me formei, só se tornou realidade quando eu já estava casada, com dois filhos em idade de entrar na escola e, ao substituir professoras naquele educandário, apareceu a oportunidade de dar aulas na 4ª série, já que a então professora, que iria se casar, se mudaria para outra cidade. Prontamente aceitei e, na despedida dela, num piquenique no Jardim Público com os alunos, comi um bolo de banana que ela levou, pedi a receita e, de lá para cá (é bom nem contar o tempo), nunca fiz outro, pois este é um sucesso.

Os filhos cresceram e certo dia, num trabalho em grupo em casa, quando organizavam uma festa junina da escola em que estudavam, preparei este bolo aos colegas de meu filho Basílio. Eles gostaram muito e a receita marcou o paladar de um em especial, o Gabriel, que se casou num final de semana há cerca de 15 dias aqui na cidade. Hoje, ele é médico, reside fora do Brasil, veio para cá se casar e para lá retornou, sem dar tempo de eu lhe preparar mais uma vez o bolo de banana que marcou um período interessante da adolescência deles.

São estas duas histórias que esta receita de bolo de banana carrega. Quem sabe o leitor, após prepará-la, tenha mais alguma para incluir.

Este bolo pode ser feito somente misturado com colher. Uso a batedeira só para bater as claras em neve.

Numa tigela, coloque nesta ordem e vá misturando com colher:

4 bananas grandes amassadas

3 gemas (as claras serão em neve por último)

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de rosca

Meia xícara (chá) de óleo

Deixe por último:

3 claras em neve

1 colher (sopa) de fermento em pó

Vá misturando delicadamente. Despeje a massa numa assadeira retangular untada com óleo e farinha de trigo.


     Foto: arquivo Maria Inês

Polvilhe na massa crua a seguinte mistura:

3 colheres (sobremesa) de açúcar e 1 colher (sobremesa) de canela em pó

Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos.


     Foto: arquivo Maria Inês

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image