news-details
Redescobrindo

Redescobrindo: rosca flor

Esta rosca é uma das receitas que há muito tempo recebi da grande amiga de minha mãe e hoje também minha amiga, a Sra. Cleide Vilches, quituteira de mão cheia que escolhe novidades culinárias, testa e depois tem prazer em partilhar – hábito incomum para algumas pessoas que escondem a sete chaves suas receitas ou, se as passam, o fazem de modo incompleto ou incorreto.

E, pelo valor sentimental que esta receita tem, em nome de uma amizade que perdura por gerações de minha família, escolhi a receita dessa rosca doce para comemorar a centésima edição da coluna Redescobrindo.

Sim, leitores, estamos completando cem receitas publicadas neste semanário ao qual tenho de agradecer. Primeiramente, agradecer o convite que o diretor-proprietário José Carlos Rodrigues Castilho me fez, para fazer parte do time de colunistas; em seguida, à toda equipe do Jornal Em Dia, em especial, à jornalista Yasmin Godoy, que cuida diretamente do recebimento de cada texto, e também ao editor das imagens, que faz mágicas com as fotos, dando um toque todo especial ao conteúdo e, finalmente, e o mais  importante, um agradecimento a meus leitores, que me dão muita alegria em cada comentário sobre as receitas.

Desejo continuar tendo o privilégio desse espaço para partilhar boas receitas, pois creio que trocar receitas é um assunto que agrada a todos os públicos e une as pessoas.

E voltando à nossa receita de hoje, essa rosca faz sempre sucesso e se torna muitas vezes meu presente para pessoas queridas, pois acredito que presentear com doces é uma maneira de passarmos todas as nossas boas intenções para elas.

A receita rende duas roscas pequenas ou uma grande, podendo ser montada em forma de buraco central ou na de bolo inglês. Siga o passo a passo e comprove a felicidade que é saborear algo tão macio e doce ao paladar.

Faça um fermento tipo esponja com:

- 50 gramas de fermento biológico (Fleischmann)

- 1 xícara (chá) de leite

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Junte estes ingredientes para formar o fermento. Depois de crescido, coloque:

- 1/2 xícara (chá) de leite

- 3 gemas

- 1 colher (sobremesa) rasa de sal

- 1 colher (chá) de baunilha

- 3 colheres (sopa) de açúcar

- 3 xícaras (chá) ou mais de farinha de trigo

Recheio:

- 2 ou 3 colheres (sopa) de margarina

- 5 colheres (sopa) de açúcar

Misture bem até ficar um creme

- Uvas passas (opcional)

Modo de fazer: amasse tudo muito bem, abra a massa com o rolo com espessura de 0,5 cm, espalhe o recheio e depois as uvas passas. Enrole como rocambole e depois meça a largura de 4 dedos e corte em pedaços o rolo, que devem ser acomodados em pé e separados na assadeira untada com óleo e farinha de trigo. Cubra e deixe crescer até cada pedaço juntar-se  ao outro formando a rosca e leve assar em formo pré-aquecido por uns 30 minutos.

Calda: 1/2 copo (tipo americano) de leite

1/2 copo (tipo americano) de açúcar

Canela em pó a gosto

Deixe ferver e engrossar um pouco. Depois de assada e fora do forno, regue a rosca com a calda de modo que entre em todos os espaços. Desenforme logo depois para que não grude.

Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Paulista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image