Relatório sobre o 1º Papo Sério é apresentado na Câmara

Durante a sessão ordinária realizada na terça-feira, 25, houve a participação de Joselaine P. V. dos Santos, coordenadora do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), na Tribuna Livre, que apresentou um relatório sobre o 1º Papo Sério.

Apresentada pelo vereador Jorge Luís Martin, Joselaine contou que o evento em questão foi realizado no dia 10 de outubro do ano passado, por iniciativa da Fundação Casa e do Poder Judiciário, com apoio de outras instituições, como a Comenor e a Polícia Civil e Militar, essa por meio do Programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania).

De acordo com a participante, cerca de 450 jovens participaram do debate, que objetivou ouvir as reivindicações dos adolescentes a respeito de vários temas.

As solicitações foram registradas no relatório entregue aos vereadores.

A discussão sobre o eixo “trabalho” rendeu o apontamento dos jovens para mais divulgação e ampliação de programas de capacitação voltados a essa faixa etária, bem como a ampliação de incentivos a empresas para que promovam o acesso dos adolescentes ao mercado de trabalho, ao primeiro emprego.

Os participantes do 1º Papo Sério que discutiram o eixo “família” manifestaram, dentre outras coisas, sua preocupação quanto à necessidade de se fortalecer os vínculos familiares. Joselaine destacou que o importante não é a quantidade, mas a qualidade do tempo que os pais ou responsáveis passam com os filhos.

O eixo “educação” revelou o desejo dos jovens para que a progressão continuada (metodologia aplicada atualmente pela rede pública de ensino) seja revista, que o número de alunos em sala de aula seja diminuído, que os professores tenham mais compromisso com relação à assiduidade e apontaram descaso por parte do poder público municipal, estadual e federal no que diz respeito aos baixos salários da carreira do magistério.

Houve debate também acerca do “meio ambiente”, eixo em que os jovens demonstraram se preocupar com a coleta seletiva, a educação ambiental e a fiscalização do descarte de lixo, fazendo sugestões sobre o assunto.

No eixo “cultura, esporte e lazer”, foi apontada como necessária a ampliação de quadras, campos e estruturas esportivas, bem como a conservação dos locais já existentes. Os jovens também registraram que é preciso disponibilizar profissionais capacitados nos espaços onde atividades desportivas estiverem sendo feitas e oferecer material esportivo de qualidade para a prática dos esportes. Foi cobrada ainda melhor divulgação dos eventos culturais que são realizados na cidade.

Melhorias para a área de “saúde” e “segurança” também foram reivindicadas. Uma sugestão dos jovens foi que haja aproximação da polícia com a comunidade, a fim de criar vínculo de confiança e valorização do policial.

Joselaine observou que o evento serviu para aproximar os jovens da criação de políticas públicas voltadas a eles e espera que a iniciativa tenha continuidade, com o apoio dos vereadores.

O vereador Jorge destacou que, atualmente, os jovens têm mais suporte quando cometem alguma infração e, então, são recolhidos à Fundação Casa, do que quando agem corretamente, haja vista a situação precária de muitos equipamentos de lazer na cidade, isso quando eles existem.

Jorge mencionou as solicitações dos jovens durante o 1º Papo Sério e defendeu que as escolas funcionem em tempo integral para ocupar o tempo dos adolescentes.

O vereador Juzemildo Albino da Silva registrou que estão em tramitação ou processo de elaboração em Bragança Paulista a Frente Parlamentar da Juventude e o Plano Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, bem como já foi aprovado, pelo governo federal, o Estatuto da Juventude.

Também acompanharam as explanações o comandante do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Júlio Fabiano Sueiro, o delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), Sandro Montanari, a diretora da Fundação Casa de Bragança Paulista, Elisângela Martins, e a presidente da Comenor, Anna Maria Cerqueira Acedo, além de jovens e outros envolvidos com a iniciativa.

O 2º Papo Sério está previsto para ser realizado em agosto deste ano. Conforme o relatório, o evento está vinculado à Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), com realização do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Comenor, Fundação Casa e Polícia Militar, por meio do JCC, com apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image