Seis casos de dengue autóctone estão confirmados na cidade

População pode e deve colaborar no combate à doença

 

A Prefeitura de Bragança Paulista está pedindo a colaboração da população no combate à dengue. Conforme as informações divulgadas, são realizadas rotineiramente ações de combate ao mosquito da dengue em toda a cidade, por meio das equipes de agentes comunitários, que fazem vistorias a fim de eliminar focos que possam servir de criadouro para o mosquito, além de dar orientações preventivas e entregar informativo sobre a doença, por meio dos agentes da Divisão de Vigilância Epidemiológica, que realizam o mesmo procedimento.

Na última semana, foi promovida, ainda, a distribuição de panfletos didáticos em locais com grande público, como portas de supermercados. A rede municipal de ensino também participou da conscientização por meio dos professores que, munidos de material didático, realizaram atividades envolvendo a doença para que os alunos informados também levassem o conhecimento até suas casas.

A Prefeitura afirmou que a cidade já tem seis casos de dengue autóctones, ou seja, casos em que os pacientes contraíram a enfermidade em Bragança Paulista.

“A administração alerta que todo o trabalho preventivo não surtirá efeito se a população bragantina não colaborar”, diz nota enviada à imprensa.

Os munícipes devem receber a equipe nas visitas de rotina e observar se a moradia não está com algum local propício para acúmulo de água e, consequentemente, para criadouro do mosquito.

TRANSMISSÃO

A dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti (ambos da família de pernilongos) infectados com o vírus da doença. Por isso, o combate é mais eficaz se for evitado que a fêmea coloque seus ovos, eliminando criadouros.

A transmissão ocorre quando estes sugam o sangue de um indivíduo já infectado com o vírus da doença.

SINTOMAS

No corpo humano, os sinais da doença só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores e manchas pelo corpo.

Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos e, em alguns casos, choque e morte. Em caso de suspeita de dengue, o indivíduo deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Não existe transmissão por meio de contato direto de um doente com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido pela água ou alimentos.

TRATAMENTO

Ao ser diagnosticado, além da medicação prescrita pelo médico, o paciente passa por um processo de reidratação. O tratamento é de suporte, ou seja, alívio de sintomas, reposição de líquidos e manutenção sanguínea.

PREVENÇÃO

A única forma de se prevenir contra a doença é eliminar os locais com acúmulo de água que são propícios para a reprodução do mosquito.

Algumas medidas são fundamentais:

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

- Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

- Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;

- Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água de escorrer pela calha;

- Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image