Muitos fumantes enfrentam dificuldades para largar o hábito. Pensando nisso, a Prefeitura realiza um tratamento para cessar o tabagismo, na Unidade de Saúde da Família – Dr. Renato de Macedo, na Vila Bianchi.
Inscritos no programa passarão por uma avaliação para análise do quadro clínico, psicológico e para inclusão no tratamento medicamentoso. Durante dois meses, estes passarão por acompanhamento médico e psicológico e receberão manuais e cartilhas cedidos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Todas as fases do tratamento são marcadas por incentivos para adquirir novos hábitos e abandonar o cigarro. O passo seguinte é a participação no Grupo de Manutenção, realizado uma vez por mês.
Adolescentes também podem participar do programa, acompanhados por um responsável. Os pais ou responsáveis são orientados para buscar os tratamentos direcionados aos adolescentes que existem no Espaço do Adolescente.
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo – matou 100 milhões de pessoas no século XX, já que há mais de 50 doenças relacionadas a esse mau hábito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pessoas que convivem com fumantes também têm a saúde prejudicada, já que inalam a fumaça constantemente.
Os interessados no programa da Prefeitura devem comparecer pessoalmente à Unidade de Saúde da Família, localizada na Rua Alziro de Oliveira, 15, na Vila Bianchi, das 7h30 às 17h.
0 Comentários