Medida faz parte da mudança administrativa do posto, iniciada na terça-feira, 28. Neste ano, a cidade terá nova unidade do Detran, padrão de atendimento inspirado no Poupatempo
Desde terça-feira, 28, a unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em Bragança Paulista está funcionando das 9h às 17h, sem intervalo. Antes, o atendimento ao público era das 9h às 11h30 e das 13h às 18h, com uma hora e meia de interrupção para almoço.
A mudança faz parte da reestruturação do Detran.SP, cuja unidade em Bragança Paulista passa a ser administrada por servidores do departamento.
Com isso, o delegado que estava à frente da unidade do Detran.SP na cidade reassumirá suas funções na Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Em 2014, a cidade terá uma nova unidade, com padrão de atendimento inspirado no Poupatempo. O novo posto terá infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, atendimento com senha, funcionários capacitados e condições de acessibilidade.
Outros benefícios serão um sistema que permite avaliar o serviço prestado, computadores para acesso gratuito aos serviços eletrônicos do Detran.SP e pagamento das taxas dos procedimentos de trânsito por meio de cartão de débito. Atualmente, 42 unidades do Detran funcionam sob o novo modelo. Todas têm mais de 90% de aprovação dos usuários.
No momento, 13 funcionários trabalham na unidade, que realiza, em média, 350 atendimentos diários. Atualmente, Bragança Paulista tem 89.777 condutores e 107.014 veículos registrados.
Desde março de 2011, o Detran não faz mais parte da Secretaria de Segurança Pública. A substituição dos policiais civis por servidores do departamento ocorre desde então, em todo o estado.
Atualmente, o Detran é uma autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. No início da reestruturação do Departamento, havia 1.338 policiais a serviço do órgão. Hoje, são 569 (ou seja: 769 já retornaram à SSP).
O quadro de funcionários do Detran em todo o estado será reforçado em breve, com a convocação de 1.200 aprovados no concurso público realizado no fim de 2013.
Foram ofertadas 600 vagas para oficiais de trânsito (nível médio) e 600 para agentes de trânsito (nível superior). Para a região de Campinas (incluindo Bragança Paulista e mais 35 cidades), serão 213 vagas, sendo 147 de nível médio e 66 de nível superior.
SERVIÇOS ELETRÔNICOS
Outra prioridade do novo Detran.SP são os serviços eletrônicos disponíveis. No portal www.detran.sp.gov.br, o cidadão pode realizar 21 procedimentos de trânsito, relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via da habilitação e CNH Definitiva), veículos (comunicação de venda e pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta se cadastrar e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.
O Detran.SP também oferece dois aplicativos para tablets e smartphones: um com o simulado de prova teórica e o outro que permite consultar multas do veículo e pontos na CNH. Para baixá-los gratuitamente, deve-se buscar as seguintes palavras-chave: “aplicativos” e “Detran.SP”.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve buscar informações no portal do Detran.SP; no Disque Detran.SP (0300-101-3333), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h; ou pelo Fale com o Detran.SP (acesso pelo portal, na aba Atendimento).
0 Comentários