Vereador Rafael de Oliveira sugere a construção de um crematório municipal

Por meio da indicação ao Executivo Municipal nº 200/2014, o vereador Rafael de Oliveira sugeriu a criação de um crematório municipal, tendo em vista resolver os problemas e a falta de espaço para atender a demanda de sepultamentos.

Os poucos investimentos quanto à expansão da área do Cemitério Municipal fizeram com que os arredores fossem totalmente tomados por prédios comerciais e residências, inviabilizando o crescimento do espaço físico da necrópole. A criação de novos cemitérios é uma das tarefas mais difíceis para a administração pública, pois, além de necessitar de um grande espaço físico e numerosos projetos de parcelamento do solo, a população não admite a sua construção próximo às residências.           

Tais dificuldades nas grandes cidades são enfrentadas com a criação de fornos crematórios públicos, que têm a finalidade de oferecer serviços de cremação e incineração de corpos e restos humanos, e assim tratar da falta de espaços nos cemitérios e as consequentes superlotações.

“O problema da superlotação em cemitérios advém do rápido crescimento da população urbana, que tem como consequência imediata o aumento dos problemas enfrentados pelo Poder Público, que tem de buscar nos meios disponíveis a solução rápida para cada caso. Em relação à saúde pública e ao meio ambiente, a construção de crematórios vem se tornando uma medida extremamente útil para a proteção dos lençóis freáticos, que é uma das maiores preocupações do século XXI. E nada impede ainda que, um futuro crematório municipal possa ser, inclusive, cedido à atividade privada, desde que o objetivo maior da proposta seja sempre observado”, analisou o vereador Rafael.

É importante ressaltar que esse tema já vem sendo debatido há alguns anos e o número de espaços disponíveis para sepultamento está diminuindo a cada dia, acabando por causar um transtorno para a Administração Municipal, que hoje não dispõe de um local apropriado para a construção de outro cemitério municipal.

“Estou encaminhando ao prefeito Fernão Dias uma proposta para a construção de um crematório, que inclusive pode ser administrado por particulares, visto que este é um problema que vem se arrastando por muitos anos e precisa urgentemente ser resolvido, ou com a construção de outro cemitério ou do crematório municipal”, completou o vereador.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image