Essa receita é mais uma das “inventadas” pelos cozinheiros que encontramos na internet. E como sempre gosto de trazer novidades aos leitores, lá fui eu testar.
Para um momento de lanche rápido, é uma boa pedida. Segundo o divulgador dessa receita, o sabor lembra o famoso bolinho de canela vendido em quiosques pelos Estados Unidos desde o início do século 20 – o cinnamon roll – que é uma receita originária da Suécia.
É aquele tipo de petisco cuja receita é suficiente para matar a vontade de doce; não testei guardar, pois, além de ser umedecido pela manteiga e o açúcar com canela, leva uma calda por cima (e também não sobrou).
Aqui no Brasil, é chamado de rolinho de canela ou por nomes regionais como pão doce de canela. O que importa é que serve para driblar a vontade de um docinho para o café da tarde e não leva 20 minutos do preparo à degustação. Vale ter a receita para um momento de necessidade. E o melhor: é assado.
.jpg)
- 1 colher (chá) rasa de fermento em pó
- ¼ colher (chá) de sal
- 90 ml de leite morno (meia xícara ou pouco mais)
- 2 a 3 gotas de baunilha
Misture os secos com o leite e a baunilha até ter uma massa lisa. Abra a massa com rolo, formando um retângulo de cerca de 25 cm de comprimento e uns 10 cm de largura. Passe com uma colher em toda extensão da massa a seguinte mistura:
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida e resfriada
- 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 a 2 colheres (chá) de canela em pó e depois enrole como rocambole.
Use a metade ou pouco mais desse recheio e reserve o restante para a hora de assar.
Com as mãos ou o próprio rolo, pressione o rocambole para ficar achatado e, com uma faca, corte ao meio no sentido do comprimento (na horizontal) e, depois, em 10 a 12 pedaços, na vertical (formará pequenos cubos).
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma com papel manteiga ou use forma de silicone (só com margarina a calda grudou na assadeira).
Coloque os biscoitos na assadeira sem sobrepor um sobre o outro, e espalhe o restante da margarina e o açúcar com canela em todos.
Leve ao forno por 9 a 10 minutos ou até perceber estar assado.
Enquanto assa, prepare a cobertura para colocar neles ainda quentes.
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
- ½ colher (chá) de leite
- 1 colher (chá) de baunilha
Faça uma pasta grossa e com a ponta do garfo espalhe em fios sobre os rolinhos já assados.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,
escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários